• LFDM Newsletter
  • Posts
  • Marketing Genial: Transbordamentos de Marcas e Culturas, Anti-Campanha, Pro Arte y mucho más

Marketing Genial: Transbordamentos de Marcas e Culturas, Anti-Campanha, Pro Arte y mucho más

Branding, Arte, Marketing, Cultura, Tendências, Comportamento, Viagens. Mergulhe nessa news!

📍Onde estou
São Paulo

✈️ Pra onde vou
Salvador

📖 Lendo
As Brasas  

🎵 Ouvindo
Mix Pop anos 2000  

🧠 Pensando muito em…
Intimidade. Um lugar que muitos dias dói, mas, ao mesmo tempo, é espaço de segurança e refúgio. Algo que, de algum jeito, parecemos buscar. Nos dias de hoje, as vezes achamos que somos íntimos de gente que nem conhecemos. Ah, a internet! É amor ou é neurose? Talvez ambos. Há sempre certa toxicidade no amor e no digital ? Será que existe mesmo um love totalmente puro? Tentamos fugir, buscamos outras formas de viver e ferramentas para nos auto-realizar, mas será que, em algum lugar, encontraremos a tão sonhada satisfação completa? Um pote de felicidade infinito, refil?

Bori - Kelton Campos Fausto - na Comadre.Art

A verdade é que o completo não existe. Só Deus é o Todo. Somos partes, sempre tentando ser inteiros. Sempre vai faltar um pedaço. Bem-aventurados aqueles que sabem viver felizes com a consciência da falta. Talvez evoluir seja aceitar isso: viver melhor e servir melhor, mesmo incompletos.

Sem Título - Maxwell Alexandre para Comadre Art

É difícil ser quem somos. E talvez seja ainda mais duro tentar ser quem não somos. Atores e atrizes conseguem fazer disso uma profissão — viver outros, experimentar diferentes vidas. Uma magia. Uma poderosa válvula de escape. Uma super ferramenta de desenvolvimento humano. Sempre quis fazer teatro, mas até agora não tive coragem. Talvez seja a vergonha de não sustentar um personagem muito diferente de mim por tanto tempo, de me perder e de me encontrar todo diferente. Talvez seja o medo de não receber aplausos. Artista gosta de palma.

Fetiches e traumas. Prazer e desconforto. Consciência e ignorância. Integridade e oportunidade. Tudo e nada. Meio.

Table of Contents

Você não é pra todo mundo!

O que foi a campanha da TRESemmé com Sabrina Sato e Maria Bethânia? Genial! Quem não viu, vale ver e quem já viu - trouxe aqui porque vale a pena a gente ver (pensar!) de novo. Essa ação foi chamada de "anti-campanha". É claramente um movimento audacioso de uma marca que teve a coragem de dizer: "olha, nem todo mundo vai me amar, e tudo bem"!

Enquanto o mercado se preocupa e se desdobra para agradar a todos (e, consequentemente, acaba se perdendo), vemos aqui um posicionamento genialmente simples e cristalino: zero pretensão de unanimidade.

O que muitas marcas ainda não querem entender é que o branding contemporâneo é sobre distinção. Uma coisa que diferencia marcas ordinárias das mais queridas é justamente essa coragem de escolher seu território – e os territórios que não vão ocupar. Sempre falo nas consultorias: Nem Jesus Cristo agradou a todos. Se você quer abraçar o mundo e não está disposto a perder clientes, sua marca não terá uma identidade super forte e proprietária.

vejam mais no insta da marca @tresemmebr

A TRESemmé entendeu isso ao colocar lado a lado o humor pop da Sabrina e a profundidade poética da Bethânia – sem forçar uma aceitação completa impossível. Dois ícones de gerações diferentes, com públicos diferentes, mas que também possuem muito em comum. O diálogo é o auge. Tem muita verdade sem uma exaltação da marca e do produto. É sobre abraçar os contrastes, mostrar contra-pontos e dizer: temos algo brilhante para quem se identifica conosco, e se essa não é para você, tá tudo bem.

O case foi da agência OOO (Out of Office). Falando em ideias geniais…

Muito além das vitrines e passarelas…

Mencionei essa pauta no rapidexxx, mas acho que vale trazer mais atenção para essa ação da Miu Miu - uma das marcas mais consumidas do mercado de luxo. O marketing de luxo é construído com Brand Moments e Experiências. Brand Moments se traduzem em experiências cuidadosamente orquestradas, que vão além do core business das marcas.

Um baita exemplo é o Miu Miu Literary Club. Em vez de apenas divulgar e vender roupas e afins, a Miu Miu está promovendo encontros exclusivos em diferentes cidades, reunindo escritoras contemporâneas, atrizes e intelectuais para discussões relevantes sobre feminismo, arte e cultura. É uma jogada brilhante que expande a presença da marca para outros territórios que vão muito além das passarelas, vitrines, looks e beleza.

Miu Miu Club do Livro

Enquanto o mercado se descabela para lacrar na era da hiperconectividade digital, a Miu Miu simplesmente transcende o jogo e se posiciona como curadora de valores e experiências intelectuais. Isso é gerar valor! É ver na prática aquilo que sempre defendo : toda marca de sucesso precisa pensar na tríade do 3E’s: Encantamento, Entretenimento e Educação! Lacre! Miuccia é foda!

Fluindo entre Tempos e Telas: programas de TV

Eu não tinha TV em casa. Morei 10 anos sem o aparelho convencional rs, mas sou noveleiro e tenho observado com muito interesse os movimentos da TV Globo nos últimos tempos – um case de rejuvenescimento de estratégias de conteúdo e publicidade. A tendência dos revivals está com tudow (estou viciadinho em Vale Tudo, confesso!) e o espetáculo de comemoração dos 60 anos foi, sem dúvida, foi um grande brand moment.

Perdi uma noite de sono, mas valeu reviver tantas memórias - especialmente Sandy e Júnior ❤️ 

É bacana ver como esse olhar para trás valoriza a história coletiva e transporta a gente para o contemporâneo. Costumo dizer, o tempo é tudo junto: passado, presente e futuro – e as pessoas e marcas que entendem isso conseguem navegar com mais autenticidade pelo zeitgeist.

TVer - Lorena Pipa - na Comadre Art

Da Globo, também tenho acompanhado o "Paulistar" – programa delicioso que nos leva por histórias e bairros de São Paulo, além da nossa bolha. Necessário! São Paulo é um mundo.

3 episódios temáticos disponíveis: Liderança Feminina, Educação, Educação Financeira

E falando em novidades, a nova temporada do Shark Tank na Sony está muito legal. É puro suco do espírito do tempo ao focar exclusivamente em creators com propósito de impacto social positivo. Uma ativação brilhante entre YouTube, Cielo e Volkswagen, onde cada marca tem seu representante entre os tubarões. Vale muito conferir! As histórias são inspiradoras e trazem dois pontos interessantes para reflexão:

  • ser creator pode (e deve!, na minha opinião) ser além de lacrar. Tem muita gente ajudando realmente outras pessoas além do entretenimento.

  • estamos vivendo um momento em que TV e digital podem coexistir e se complementar na construção de experiências mais ricas. Essa fluidez entre meios talvez seja um dos caminhos mais promissores para o futuro da comunicação

Este mês resolvi descansar as rodinhas das malas, mas isso não significa que fiquei parado. Olhar e repertório a gente treina! Embarquei em uma viagem no tempo para a Viena imperial através das páginas de "As Brasas", de Sándor Márai - uma obra que aborda as camadas de amizade, traição e o peso dos segredos não ditos. Comprei porque ouvi uma conversa entre dois leitores na Livraria da Travessa do Iguatemi.

O livro e eu na Demel, minha preferida, no hotel Sacher e no Griechenbeisl - restaurante mais antigo de Viena -de 1447

O livro está me transportando Viena - que conheci anos atrás. Fui pra lá sozinho e me encantei. Adorei visitar o Palácio Schönbrunn, de onde veio nossa Leopoldina, a casa de Mozart, de Freud… Muita riqueza. Fiquei hospedado num hotel super cool chamado 25hours Hotel (super referência de design!), e claro criei e fiz um tour pelas melhores chocolaterias da cidade. Um deleite!!! Fiquei lembrando disso através da literatura, e que nos faz viajar e reviver a vida com novos olhares. O que você está lendo ?

O jabá de hoje é da tia Angela Catarina Salles e sua Dideias Contemporâneas! Ela já foi dançarina, coreógrafa, é especialista em carnaval e fez uma bela carreira passando por grandes agências onde criou projetos memoráveis para Claro, Petrobras e outras marcas de peso.

Na boa onda de embarcar numa nova jornada com mais significado e propósito, ela mudou de casa, decidiu abandonar as agências e empreender com mais sentido. Empreender não é fácil. Há de ter coragem, disciplina, foco y outras cositas más. Tenho acompanhado essa transformação dela de pertinho, já que ela faz parte do LFDM Club, e confesso: é inspirador ver como, juntos, fomos traçando metas que ela está realizando uma a uma.

@angelacatarinasalles e @dideiascontemporaneas

Seu produto mais fascinante do momento? Uma expedição diferenciada à Amazônia que já está com 80% das vagas preenchidas - sucesso ! Para quem busca experiências autênticas e transformadoras, vale acompanhar o trabalho que ela está lançando. Veja no Instagram @dideiascontemporaneas. Se a Amazonia está longe, no worries - tem eventos bem legais agendados em SP e RJ. Curadoria sensível e experiências diferentes apoiadas no tripé Ver, Fazer e Sentir.

  • Me mudei oficialmente em janeiro, mas só agora completei 10 dias diretos em casa. Estava precisando disso. Passei o domingo arrumando livros e recordações. Conheci 3 vizinhos bem legais!

  • Tenho feito uma série de open-houses aqui em casa. Está rolando rodas de conversa maravilhosas, resenhas profundas, risadas, choros y mucho más. Something Special ❤️ 

  • Fui na missa de Páscoa na Nossa Senhora do Brasil - impressionante que até a igreja em São Paulo bomba! Descobri um Johrei aqui do lado. Vou lá essa semana.

  • Disse não para alguns eventos bem interessante por motivos de: too much na minha cabeça. Disse sim para mais momentos de ócio criativo e para tempo de revisar tantas anotações, eventos, palestras e aprendizados de 2024 e 2025.

  • Está no ar a nova edição do projeto Multiplicar da Comadre Art, com o tema Multiplicar o crescer. Obras de 40 artistas disponíveis por R$ 275/cada - a verba em geral vai para a Providência Agroecológica - uma organização que desde 2013 atua com agroecologia, educação, saúde e artes no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, junto a crianças, adolescentes e mulheres do território. Claro que vou comprar!

  • Quero ler a revista Piauí desse mês (babado 5 estrelas!) e vou tentar achar a nova Monocle (minha preferida) também.

  • O LFDM Club, primeira edição, vai chegar agora no seu sexto mês. Tô constantemente pensando novas formas de melhorar e criar. Alguma dica ou desejo de vocês ?

  • Escrevi bastante esse mês - pouca gente sabe - mas faço uns trabalhos de ghost writer para gente bem “importante”. Queria poder contar, pero melhor não. Esse mês “escrevi" pra duas revistas.

  • Adorando assistir a nova temporada de L’Agence - aquela série da família francesa que vende imóveis de luxo pelo mundo. É bom para se inspirar e treinar o francês. Quando lembro que falo francês, fico me achando! rs

  • Fiquei sabendo a The Lyfe encerrou suas atividades no Brasil. O modelo de plataforma de influencers faz muito sentido, mas como operacionalizar e entregar resultados em escala é complicado. Tendência: o poder da desinfluência!!!

Sabrina e Bethânia para TRESemmé
https://www.instagram.com/p/DIzAuxHP_Yd/ 

Espero que vocês tenham curtido essa newsletter… aproveita e mande para 3 amigos :D

Enquanto isso você pode me acompanhar e falar comigo respondendo esse email ou via Instagram e LinkedIn.

beijos,

LF