- LFDM Newsletter
- Posts
- Moda de luxo circular, Hawaii Europeu, Arte e Relógios, 90 dias pela Europa y mucho más
Moda de luxo circular, Hawaii Europeu, Arte e Relógios, 90 dias pela Europa y mucho más
Branding, Arte, Marketing, Cultura, Tendências, Comportamento, Viagens. Mergulhe nessa news!
📍Onde estou
Salvador
✈️ onde vou
Rio de Janeiro
📖 Lendo
O Caibalion - Estudo da filosofia hermética do antigo Egito e da Grécia
🎵 Escutando
Amy Winehouse
🧠 Pensando muito em
Chegadas, partidas, colagens de sentimentos. Era sexta-feira à noite em Lisboa. Trocamos as saídas por viagens internas. Nosso bilhete premiado estava disfarçado em páginas completas de revistas. Tomávamos um excelente vinho português. Picotávamos pedacinhos de papel. A ideia era criar um quadro dos sonhos. Projeção dos quereres. Bateria para o ego. O contexto mudou o foco, e começamos a montar um painel de personalidade. O “mim” falando do “eu”. E nós falando da gente.
Cartografia dos desejos x Mapa do Eu
Eu e Nath Moulin gostamos de coisas temáticas e somos artistas. Ela, cenógrafa, montou o set: a mesa posta, os detalhes, as tesouras. Somos também um pouco metódicos. Ela, virginiana; eu, meio freak mesmo. Criamos o roteiro. Primeiro, cortamos o que fez nossos olhos, cabeças ou corações vibrarem. Depois que a pilha de recortes foi montada, chegou a vez da defesa. Justifica ou morte. Alguns dos nossos recortes já não nos representam mais, outros eram leves surtos. Valeu, tchau! Em terceiro lugar: a edição. Priorizar, selecionar. Nem tudo cabe, nem no papel, nem na vida. A maioria de tudo é aa gente que escolhe. Mais uma leva de seleções. Por fim, era a hora da montagem: fundo, entretelas, sobreposições, encaixes, cola. Mosaico de nós.
no processo de montagem dos nossos quadros
No começo, achei que meu painel não estava combinando e questionei minha habilidade manual e visual diante de tanta mixórdia estética e conceitual. Nath, me deu força (te amo!). Mergulhei fundo e deu lindo. Ao olhar para o quadro pronto, me vejo muito numa mistura toda, com muita harmonia e beleza. Falando nisso, piramos demais com o encantamento e interpretação de palavras. Uma delas, que vou dividir aqui, tem tudo a ver comigo, com este momento, e serve até como recomendação para vocês: DISFRUTA!
Que palavra e verbo delicioso. No português de Portugal, "disfrutar" é mais comum, enquanto no português do Brasil usamos o "desfrutar". Ambas as formas estão corretas. Mas, quer saber ? Se quiser, acrescente um y e use dysfrutar! O mais importante é viver isso. Voilà!
Luxo circular
A economia circular é um modelo econômico que visa reduzir o desperdício e prolongar a vida útil dos produtos por meio de práticas como reciclagem, reutilização e reparos. Temos sempre que lembrar que "jogar fora" não existe! A economia circular busca promover a sustentabilidade minimizando o impacto ambiental. Essa abordagem está ganhando popularidade em vários setores, incluindo a moda de luxo, que é conhecida por seu alto nível de desperdício e impacto. Este ano, visitei as lojas da Coach em Nova York e Londres para ver de perto um projeto super bacana da marca.
O conceito explicado em cima de um móvel sustentável na loja
A Coachtopia, da Coach, é uma iniciativa que se concentra na criação de produtos sustentáveis a partir de materiais reciclados e produtos descartados. Acho muito bacana, pois está sendo tratada como uma nova marca da Coach, com produtos, sala e visual merchandising separados. A ideia é redefinir a fabricação de acessórios de moda, utilizando técnicas de design que facilitam o reaproveitamento dos materiais ao final de sua “vida útil”.
Upcycling tem tudo a ver com criatividade. A Coach está promovendo a reciclagem e o upcycling de seus próprios produtos, de forma linda e criativa, além de incentivar a conscientização de uma comunidade que precisa estar mais engajada com práticas sustentáveis de consumo. A Coachtopia é um excelente exemplo da transformação necessária que as marcas e nós consumidores precisamos fazer. Acredito que eles buscam liderar uma mudança na indústria da moda, mostrando que é possível combinar estilo, qualidade e responsabilidade ambiental, mantendo o prestígio e o faturamento das etiquetas.
Amei a tagline: Have taste, love waste.
Amei isso tudow! Fotos que fiz agora em Londres
Toda hora é Arte
A Swatch é conhecida por sua inovação e estilo vibrante, e essa essência é fortalecida através de uma estratégia de branding que se alinha profundamente com o mundo da arte contemporânea. Parte dessa estratégia inclui a parceria com a Bienal de Veneza, um evento globalmente prestigiado. Eu adorei descobrir isso durante minha visita na bienal. Uma das iniciativas de maior destaque da Swatch se chama Swatch Art Peace Hotel.
Isso se trata de programa de residência artística em Xangai que apoia artistas emergentes de todo o mundo. Esses artistas ganham um espaço para criar, trabalhar e viver por 3 ou 6 meses e também a oportunidade de expor e entrar no seleto grupo de artistas que exibem suas obras na Bienal.
Entrada do espaço que fotografei na Bienal de Veneza - tem reels no meu insta
Essa abordagem vai além do tradicional, posicionando a Swatch como uma marca que não apenas fala sobre arte, mas que é ativa e comprometida com o desenvolvimento artístico. Essa conexão com a criatividade contemporânea reforça a identidade da Swatch, atrai um público que valoriza originalidade e inovação e gera muito valor! Branding forte! Eu amei!
Alô Alô designer e criativos: vejam os artistas que participaram do projeto e estão na Bienal esse ano. São eles: @mayagelfman (Israel), @jiannan_wu (China), Juan Pablo Chipe (México), Luo Bi @sheepmaomao (China), e Leo Chiachio & Daniel Giannone @leochiachio @daniel_giannone @chiachiogiannone (Argentina). Todos esses links lá embaixo.
Estou adorando a seguindo super a arte digital de Luo Bi @sheepmaomao (China). Olha essa lindeza de obra abaixo.
Luo Bi @sheepmaomao
Surfar e Trabalhar no Hawaii Europeu
Klitmøller, uma vila de pescadores na costa da Dinamarca, está se transformando em um dos novos destinos para nômades digitais que gostam de surf. Conhecida como "Cold Hawaii", a cidade oferece boas ondas durante todo o ano, atraindo surfistas de todo o mundo. Muitos desses visitantes, encantados com o estilo de vida mais slow e conectado à natureza, decidiram ficar. Essa pequena cidade está se tornando um centro vibrante de criatividade e empreendedorismo, com novos negócios, muitos deles pautados pelo digital e criados por esses recém-chegados.
A cidadezinha Hawai da Europa
Um espaço interessante que surgiu na cidade é o "Surf and Work", um coworking dedicado aos amantes do surf - o naming já diz tudo! Já estão com 40 membros e parecem fazer várias ativações. É uma oportunidade para quem deseja equilibrar o trabalho remoto com a prática do esporte (e que aprecia o frio e a tranquilidade).
Cowork nórdico beira-mar
Em Klitmøller, é possível começar o dia com uma sessão de surf nas famosas ondas do local e, depois, seguir para o escritório. Este coworking foi fundado por um empreendedor chamado Alexandre Bengtsen, que antes morava em Portugal. Ele provavelmente experimentou a gentrificação de Lisboa e decidiu criar um movimento semelhante em seu país de origem. Nesta pequena cidade, também está o CoWork Klitmøller. São boas opções para nômades digitais que buscam um estilo de vida diferente e inspirador. O conceito por trás de tudo isso é algo que amo e vai na contramão do que nos foi imposto: é a vez de trabalhar de forma inteligente, ao invés de trabalhar até a exaustão! Work smart ao invés do work your ass off! É sobre!
The Eye has to travel… O olhar tem que viajar…
Completei três meses de viagem na Europa. Uma season sonhada, planejada e realizada com muito sucesso, graça, amor e leveza. Visitei as cidades que morei, lugares que eu amo, e descobri vários novos outros pousos para o futuro. Antigamente tinha a meta pessoal de conhecer um novo país por ano Deixei essa meta de lado e me esbaldei em cidades que conheço muito bem como Paris, Londres, Lisboa…Calculei os dias, os roteiros, o budget, as programações, deixando espaço pro inusitado, pro espontâneo. Normalmente são nessas causalidades que o novo acontece. Novas histórias, saberes, sabores.
Quem me acompanha por aqui há algum tempo sabe que levo a vida como “nômade digital” há mais de 10 anos. E tenho me especializado nisso, enraizando meu trabalho, mas sempre dando asas a minha imaginação. O olhar precisa viajar!
Sorriso no peito ❤️
Voltei pro Brasil, abastecido do carinho de amigos, de novas referências artísticas, empresariais, comportamentais. Chego com a sensação de realização, de poder, de transformação. Fui um e volto outro. E acho que consegui transformar um pouquinho quem esteve comigo por essas minhas andanças.Viajo para descobrir o novo que está do lado de fora, para mergulhar no que existe aqui dentro. Para abastecer a minha alma. Para ser eu. Para espalhar bem querer. Uma das minhas expressões preferidas em francês é: savoir-vivre. Creio que tô bom nisso. É saber viver. É tão sobre!
A rota completa foi: Lisboa-Roma-Catânia-Siracusa-Noto-Taormina-Panarea-Palermo-Favignana-Palermo-Firenze-Veneza-Palma de Mallorca-Paris-Saint Tropez-Paris-Londres-Lisboa-Tavira-Algarve-Porto-Lisboa. 18 cidades, 5 países y mucho más!
O jabá dos amigos
O jabá de hoje é um pot-pourri de agradecimentos. Ter amigos verdadeiros é um dos maiores tesouros da vida. Meu maior patrimônio está na combinação das minhas experiências, viagens e relações. Esta temporada de 3 meses só foi possível graças ao apoio, acolhimento e companhia de tantos amigos queridos.
Cada um me acompanha de um jeito especial. A amizade é um vínculo que enriquece nossas vidas e dá mais sentido a cada jornada e experiência. Por onde passei, estive sempre cercado de pessoas queridas, sendo recebido com muito carinho e afeto.
Obrigado por cada quarto de hóspede, sofá-cama, cafezinho, jantar, troca de ideias, etc. Cada encontro se tornou uma lembrança preciosa e fez dessa viagem uma verdadeira temporada de sucesso. Que os laços de amizade presentes sigam sendo reforçados, valorizados e cultivados, e que possamos viver e aproveitar muitos outros bons momentos juntos.
Muito obrigado especial para: Aletea, Augusto, Giorgio, Patrícia, Tati, Cris, Mylena, Daniel, Tico, Luiza, Dani, Nath, Anni, Gui ! Amo vocês!
Foto com os primeiros e últimos anfitriões da minha season Ale e Guto. Aqui representando toda uma tchurminha gente boa demais ❤️ Love you all!
Rapidexxx
Esses exemplos de marcas que apresento aqui estão relacionados ao posicionamento de marca. Há um novo post sobre isso no site.
Vi o John lendo um livro chamado Economia Donut. Adorei o conceito. Tem até TedX sobre essa teoria.
Foi lançado o Programa Acelera Niterói que ofere Apoio técnico e financeiro de R$ 60.000 e 80.000 para empreendedores e startups de Nikit. Inscrições abertas - link lá embaixo.
Quem são os verdadeiros caretas ? É essa galera que precisa de drogas constantemente. Doidão é quem não foge da realidade e leva e vive a vida sem substâncias de fuga e alteração da realidade. Ouvi isso de uma amiga e amei! Sou bem doidão!!!
Comprei um quadro na Eritage. A obra Playing is Praying do artista inglês David Shillinglaw. Lembrança da melhor qualidade da viagem e de um momento atual da vida. Se você não leu a última news - procure saber sobre a Eritage e leia rs
Estou viciadinho no novo reality da Globo: Estrelas da Casa. Tenho me emocionado várias vezes e caiu até um cisco vendo a Evellin se acabando de chorar ao ver os ídolos Chitãozinho e Xororó ao vivo pra eles.
Também sigo vendo Papo de Segunda e Saia Justa. Saudades da Astrid, mas aprendendo a curtir o novo mood do programa com Eliana.
Fui ao cinema assistir “É assim que se acaba” com a Blake Lively. Adorei como o filme aborda questões fortes pela sutileza dos detalhes. Precisamos enxergar o amor e a agressão nas delicadezas.
Perdi o meu segundo Apple Watch do ano. Fiquei triste, mas agora é basta!
Fui chamado para dar uma palestra num evento muito bacana que rola mês que vem. Na próxima news eu conto.
Entreguei mais um projeto. Dessa vez, para Ana Luisa Matoso, do Vibre na Viagem! Adorei! Vibrar, voar, inspirar e transformar!
Passei um perrengue no aeroporto de Lisboa com excesso de bagagem. Preciso parar com isso. Dessa vez, tudo certo com o voo da Tap. Maratonei Friends, as usual e terminei de escrever essa newsletter.
Cheguei ao Brasil, dessa vez por Salvador. “Deus me livre de não ser baiano"…
Chuva de links
Os artistas do Swatch Art Peace Hotel:
@mayagelfman (Israel)
@jiannan_wu (China)
@juanpablochipe (México)
@sheepmaomao (China)
@leochiachio (Argentina)
@daniel_giannone (Argentina)
Saiba mais sobre:
Posicionamento de Marca: Guia para Construir uma Identidade Própria