• LFDM Newsletter
  • Posts
  • Os Brandings Sicilianos, Bienal de Arte de Veneza, Teatro Encantador y mucho más

Os Brandings Sicilianos, Bienal de Arte de Veneza, Teatro Encantador y mucho más

Arte, marketing, cultura, tendências, comportamento, viagens. Mergulhe nessa news!

📍Onde estou
Veneza, Itália

✈️ onde vou
Ilhas Baleares, Espanha

📖 Lendo
Livro dos Cegos - Marcos Salgado

🎵 Escutando
O álbum do Cidade Negra Acústico

🧠 Pensando muito em
Viramos o semestre. Eu sou pontual e detesto atraso, mas esta newsletter chega depois do planejado. É um compromisso que assumi comigo e com vocês, mas me permiti deixá-la de molho enquanto curtia a Itália e fazia malabarismos para manter os trabalhos e a agenda em dia. "The eye has to travel" é uma das frases da minha vida. Viajo para alimentar minha alma e aumentar meu repertório, que é o que tenho de mais valioso, e todos ao meu redor ganham com isso. Estou há mais de um mês na Europa e, ao contrário do que pode parecer, estou trabalhando de todos os cantos. Sou nômade digital e o #anywhereoffice é parte do meu estilo de vida e do meu jeito de empreender.

Para isso, incluo três R’s importantes: Ritmo, Rotina, Ritual! Difícil, mas dá prazer. A dificuldade do equilíbrio e o poder da atenção plena são pautas recorrentes dos meus pensamentos. Fiz uma grande prova disso, tenso e dentro do oceano. Mar calmo não faz bom marinheiro. Passamos perrengue no mar. Em Favignana, passei pela provação do desespero com um mar mexido e com ondas! Fiquei surpreso com a minha concentração e foco no presente. É o poder da atenção plena. Potente!

Mergulhei em tantos cantos e histórias que ficou difícil selecionar o que compartilhar aqui. Comecei a esboçar os assuntos em Palermo, depois passei por Favignana, Florença e Veneza. Fechei a pauta no céu, voando para mais um novo porto e para a segunda metade do ano. Vamos lindos, leves e soltos?

Anselm Kiefer: Fallen Angels - exposição em Firenze

Essência Siciliana em Design de Marca

Descobri a marca Ortigia na Sicília e me apaixonei pelo conceito, pelos produtos e, especialmente, pela identidade visual! As panteras na vitrine me chamaram atenção - depois fui aprender que essa imagem é a representação de uma obra que está encrustada no teto do Palazzo dei Normanni, o mais importante da região. Moda, varejo, história, cultura... tudow isso!

A Ortigia é uma marca que se inspira na rica herança cultural e na beleza natural e sensorial da Sicília, refletindo esses elementos em vários aspectos e componentes do seu negócio. Desde as embalagens elegantes até as fragrâncias exóticas, cada detalhe é cuidadosamente pensado para evocar e reforçar a essência da ilha. Eu pirei nas embalagens! Cada uma mais linda que a outra!

Cliques que fiz na loja da Ortigia na ilha de Ortigia.

Pegando esse ponto do branding da Ortigia - ele é um exemplo perfeito de como a identidade visual pode contar uma história. As cores vibrantes, os padrões tradicionais e os elementos gráficos autênticos destacam os produtos nas prateleiras, mas também criam uma conexão com os clientes. A marca aplica os 3 E’s que eu falo tanto: Encantar, Entreter, Educar!

É uma marca que transmite luxo e autenticidade com simplicidade ao mesmo tempo, algo que me inspira profundamente no meu próprio trabalho. 10/10.

LA BIENNALE DI VENEZIA

De dois em dois anos, rola em Veneza o maior evento de arte contemporânea do mundo. A Biennale de Veneza existe há mais de 130 anos e é o epicentro da arte mundial. São centenas de artistas e projetos apresentados durante meses em diversos pontos da cidade, principalmente onde ficam os pavilhões e espaços chamados Giardini e Arsenale.

Estrangeiros em todos lugares. Me sinto um pouco assim, e vocês ?

A Bienal é um grande ponto de convergência entre o espírito do tempo e as criações e manifestações artísticas de todo canto do mundo. É uma espécie de termômetro de pautas importantes e direcionamento criativo e estético. Este ano, o tema é Foreigners Everywhere (estrangeiros em todos os lugares). O tema dá pano pra manga. É lindo impressionante ver reconhecimento e os belos trabalhos de artistas indígenas, pretos, LGBTQIAN+ e de tantos outros que não se enquadram dentro da elite branca europeia homogênea.

O Brasil sempre faz bonito. E, desta vez, teve participação especialíssima, uma vez que o curador do evento é Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP. Eu não o conheço, mas deu um orgulho danado saber que é um brasileiro o grande maestro dessa Bienal. É a primeira vez que alguém da América Latina alcança esse feito. Ainda estou embasbacado e nem tive tempo de digerir tudo o que eu vi, mas, pegando o gancho com o talento brasileiro, destaco aqui o pavilhão do Brasil com a exposição intitulada Ka’a Pûera: Nós somos pássaros que andam - com a instalação da artista Glicéria Tupinambá.

Um manto sagrado brasileiro! Salve o povo da mata e das florestas!

Glicéria entrou na missão de recuperar parte cultural e material da tradição e da cultura dos povos originários brasileiros e foi atrás dos sagrados mantos Tupinambá, que foram levados e hoje são expostos em diferentes museus europeus - e na região real oficial deles na Serra do Padeiro, Bahia, os próprios descendentes não tinham acesso.

Resgate e ancestralidade. Tema fortíssimo por aqui e para o mundo todo. É sobre se reconhecer, curar, valorizar para poder crescer, fazendo mais sentido e mais diferença a tudo e todos. Viva!

Falando em mensagem…

Pupi de Palermo: Herança Viva

Ponto altíssimo e nova descoberta que amei: o Teatro dei Pupi de Palermo! Esse é um marco de convergência entre história, arte, artesanato e tradição cultural familiar. Trata-se da arte do teatro de marionetes, originária da Sicília, que tem raízes que remontam ao século XIX, refletindo as lendas e epopeias medievais.

A arte dos pupi é um testemunho vivo da habilidade artesanal siciliana, onde cada marionete é esculpida e vestida meticulosamente, com armaduras brilhantes e trajes detalhados que encantam todas as gerações. É tudo feito à mão. É uma tradição que passa de mãe e pai para filho e filhas mantendo vivas as técnicas e os segredos do ofício.

A gente ficou muito encantando com eles e fizemos várias fotos no teatro e ateliê

As famílias de marionetistas de Palermo, como os Cuticchio, que eu tive o prazer de conhecer pessoalmente, têm desempenhado um papel crucial na preservação dessa herança, transmitindo suas habilidades e paixões através dos séculos. É lindo, lindo, lindo de ver a família toda reunida fazendo isso acontecer.

Assistir a uma performance no Teatro dei Pupi é como viajar no tempo e alimentar a alma com o lúdico. É voltar ao tempo através da história e se sentir surpreso e emocionado de forma autêntica e vibrante. Essa família é um retrato da identidade e da resiliência de um povo, que encontra na arte dos pupi uma maneira de perpetuar suas histórias e valores. Demais!

Postei um vídeo de lá no meu insta. Aperte o play!

The Eye has to travel… O olhar tem que viajar…

Muitas pessoas me perguntaram sobre meu roteiro de viagem. Tive e tenho o privilégio, o desejo e o foco em viajar, e com isso, minhas andanças são muitas. Nesta seção, vou destacar rapidamente 3 pontos.

  1. Meu roteiro físico, direto e reto ao ponto: Roma-Catania-Taormina-Panarea-Castellammare del Golfo, Favignana, Florença, Veneza!

  2. Conhecer sem ir pessoalmente: é possível! Faço viagens e imersões profundas também sem pegar voo. Pesquisei muito sobre a Austrália recentemente e fiquei uma vontade de ir para lá. Sabiam que a Austrália é um top destination para expatriados e que há incentivos para quem quer empreender? Cada cliente ou curiosidade é um universo de possibilidades e um passaporte para a gente viajar. Nem preciso comentar que os livros e a leitura são o meio disso acontecer. O Pavilhão da Austrália na Bienal tinha inclusive uma grande árvore genealógica, desde hoje até a origem do mundo, desenhada numa grande lousa com giz. Tipo aulas!

  3. Até você você ler essa newsletter eu já estarei em Palma de Mallorca :D

Seguimos volando!

O jabá dos amigos

Estou falando tanto de viagens e conhecimento que hoje o jabá é sobre uma profissional que já rodou o mundo todo e sabe viver, transformando suas paixões e aptidões em trabalho e serviço. Quer viajar e está com medo? Se sente inseguro? Terá alguma mudança grande na sua vida? Ou precisa mudar e não está conseguindo? Tá se sentindo um estrangeiro onde quer que vá ?

Seja lá qual for a questão - na real, provavelmente, o buraco é mais embaixo, Larissa França consegue te ajudar com sessões de psicanálise, análise bioenergética e sua excelente habilidade de mediar conflitos e questões.

Com sua abordagem única e sensível, Larissa integra o conhecimento profundo da psicanálise com a paixão por explorar novos horizontes culturais visando o bem-estar integral.

Larissa é uma amigona minha. Já viajamos muito juntos. Ela já morou em vários lugares, conhece 70 países, fala diferentes línguas e inclusive se especializou em Libras, a língua dos sinais, para se comunicar e ajudar surdos. Incrível, né?!

O jabá de hoje é esse: uma profissional que entende a complexidade humana e está pronta para acompanhar suas jornadas interiores e exteriores.

Coragem, people!

Abra suas asas, solte suas feras!

Saiba mais e Fale com ela por aqui!

Beijos, minha panta!

Rapidexxx

Tô chegando em Mallorca e vou ficar na casa dos meus amigos Giorgio Bello e Pati. Gente boa demais!

Entreguei um projeto de branding da LFDM para uma marca da Austrália. Foi um desafio muito inspirador e o resultado foi nota 10! Voa Grounds. Brilha Kátia!

A primeira Live Shop da Cecilia Prado foi um sucesso! Superamos as expectativas e passamos das médias do setor! Top! Vamos fazer mais! Veja o replay pelo site!

Estamos prestes a lançar novidades na Papel Semente. Algo que foi planejado há mais de 6 meses… atrasou um pouco o lançamento, queria muito contar, mas ainda não posso.

Realizei o sonho de pilotar uma lancha pela Reserva do Zingaro (dos ciganos) na Sicília ao some Gipsy Kings. A Mi Manera Gitano Soy.

Adorei a mania siciliana de comer brioche com sorvete. Falando nisso…

Engordei 2kilos… mas comi Nutella todo santo dia nesse período. Aff, tudow!

Ganhei no nada 10mil seguidores. Meu perfil é verificado, nunca comprei seguidor, mas deve ter dado algum bug ou vitalizei na china, na índia, sei lá! Loucuras dessas redes sociais.

Muitas pessoas indicam o restaurante Trattoria alla Madonna de Veneza. Tinha esquecido que já havia provado e não curtido tanto. E o povo segue dando fama. A dica aqui é contrária. Escolha outro, pela comida ou pela vista.

Assisti uma missa na Basílica de San Marco e visitei muitas igrejas. Alguns pedidos e muito a agradecer! Oba Oba Oba ê!

Me emocionei com Yaya Gazal e suas histórias e percepções sobre a Veneza. Uma frase dela pra guardar e pensar: “O privilégio que alguns tem de poder voltar a algum lugar…”

Em Firenze, vale sempre ir no The Mall, outlet das grifes mais mais, e também no museu da Gucci e da Ferragamo, pra quem ama moda e branding é must go. A noite: drink e depois jantar no ll Santo Bevitore. É um climinha baixo Gávea, versão toscana. Sinceramente, muito mais a minha praia. Sorry, cariocas.

Em Firenze também fui novamente ao museu de da Vinci e fiquei hipnotizado com as obras do Renascimento de Botticelli que ficam na galeria Uffizi. Estudei isso para um projeto de branding especial que fiz para uma marca baseada na França… coloquei no site e falando nisso…

Rolou esse mês, a semana de alta costura de Paris. Vi pouca coisa. Gosto e creio que vale sempre ver os desfile de Dior, Schiaparelli, e de Iris van Herpen. Tradição. Surrealismo. Inovação. Nessa ordem e misturado!

A Balmain criou e assina uma collab com a Disney em torno da comemoração do clássico Rei Leão. Olivier Rousteing está com a bola toda. E merece!

A marca de luxo Estée Lauder lançou um novo braço e conceito: abriu um instituto de longevidade! Beleza + Ciência + Branding!

Rolou também o Festival de Criatividade de Cannes, tenho vontade de ir nesse. Fiquei sabendo que é mais aquela coisa de ver e ser visto… os trabalhos criativos a gente consegue ver pela internet.

Vi que Anitta está dando shows na Pacha no verão de Ibiza. Ultrapassando novos limites, criando pontes, furando bolhas, rebolando muita a raba e sendo muito múltipla! Aplaudo! E rebolo junto!

Rolou o festival de Parintins. Vi quase nada e me arrepiei muito. Subiu na minha wishlist de viagens e experiências. Falando nisso, já comprei algumas passagens para o ano de 2025 e sigo planejando…

Queria um clone e um cartão de crédito que eu pudesse só passar, sem ter que pagar depois. kkkrying

Estamos ouvindo muito falar de Utopias e Distopias. Também estamos no momento da Queer-topia! Procurem saber.

Visitei muitos museus, galerias, espaços artísticos, lojas e etc. Estou com material do SXSW, de NYC e daqui para dar e vender. E tem mais estudos e viagens de pesquisa vindo aí. A bandeirada subiu agora a partir de julho! Literally!

Vou encerrar essa por aqui!

Espero que vocês curtam essa newsletter. Gostou ? Recomenda!

Comenta por aqui ou pelo Insta. Estou como @LFMARE

Beijos,

até a próxima

LF