- LFDM Newsletter
- Posts
- Já é Ano Novo, Lego Genial, Claud.IA, Rabanne sem brilho, Arte pra escutar, Varejo francês...
Já é Ano Novo, Lego Genial, Claud.IA, Rabanne sem brilho, Arte pra escutar, Varejo francês...
Branding, Arte, Marketing, Cultura, Tendências, Comportamento, Viagens. Mergulhe nessa news!

📍Onde estou
São Paulo
✈️ Pra onde vou
Paris
📖 Lendo
Hoodwinked: How Marketers Use the Same Tactics as Cults
🎵 Ouvindo
As noites estão cada dia mais claras - Samuel de Saboia
🧠 Pensando muito em…
É quase réveillon pra mim. Dia 11 de junho celebro mais um ano de viva. Eu adoro fazer aniversário. Como sempre fui das viagens, esse é um período que planejo roteiros mil. Quem já foi comigo para algumas das minhas trips de aniversário, sabe que eu invento roteiros e descubro lugares, pessoas e experiências muito especiais. Modéstia parte - sou mestre nisso. Esse ano decidi ficar em São Paulo. Tô sentindo de ficar mais em casa e seguir criando a minha nova vida paulistana.
Refiz a minha roda da vida, reavaliei metas pessoas, profissionais, planos financeiros. Eu gosto de escrever e ir acompanhando isso. Cada ano que passa acabo incluindo novas ferramentas de auto-gestão, conhecimento e desenvolvimento. E vou estudando, aprendendo e me abrindo ao novo. Ano retrasado fui numa numeróloga, no passado na astróloga. Esse ano fiz uma consulta com a mãe de santo cigana. Religiões e saberes ancestrais me interessam muito. Ano que vem talvez faça uma leitura védica na Índia.
Do meu aniversário de 28 anos em Ibiza...
Certa vez recebi uma mensagem no meu aniversário de um cara conhecido que admiro pela inteligência e perspicácia. Ele me mandou parabéns acompanhado de belas palavras dizendo que eu tinha a marca da música de Milton na alma. Eu nunca tinha reparado com a atenção na letra da tal canção - linda! - chamada Maria Maria. Ouvi por quase um mês sem parar. Chorei. E até hoje me emociono. Interessante como tem gente, música e gentileza que faz a diferença na nossa vida e às vezes vem de onde a gente nem espera.
…”Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca possui
A estranha mania de ter fé na vida”.
Eu tenho! e vocês ?!

Table of Contents
Converse com a Claud.IA
A Claud.IA é uma nova inteligência artificial, criação da CIMED, desenvolvida para descomplicar as bulas de remédio. Usando processamento de linguagem natural e um aspecto de digital-expert-influencer à la Magalu, ela surge para transformar aquela "gramática médica" complexa em informações claras e acessíveis, tudo isso pelo WhatsApp.
Isso é mais do que tecnologia; é uma experiência de marca em sintonia com a necessidade do público e os avanços tecnológicos. A Cimed demonstra como um branding estratégico se traduz em soluções reais, gerando valor e construindo mais confiança e lealdade com seus consumidores. O marketing do futuro (e de hoje!) é assim: mais emocional e relacional!

@cimed
A jornada da CIMED, de empresa familiar a uma das maiores referências em seu setor, é um case de sucesso simplesmente notável e inspirador. Essa virada de chave – "galática e quase surreal" –, é impulsionada por um branding fortíssimo e por um modelo de gestão ágil (quase maníaco! e meio over!) que consegue transformar desafios em oportunidades e tendências em inovações disruptivas – como a Claud.IA.
O João Adibe e a Karla também podem ser destacados como exemplos de branding pessoal. Sinceramente, eu não acompanho muito. Mas para quem é empreendedor ou se interessa por eles ou pelo setor, recomendo demais a video-entrevista que o Nizan Guanaes fez com o João Adibe Marques em seu novo programa "CEO's Talk Show". Me rendeu bons insights! (Link lá embaixo).
Visibilidade Global, Responsabilidade Local: A Campanha Rabanne
Algumas semanas atrás, vi muitos artistas e pessoas que sigo postando a nova campanha da marca francesa Paco Rabanne, feita no Rio de Janeiro. Fui ver. O impacto é inegável e esteticamente belíssimo, mas uma grande questão ficou pipocando na minha cabeça: e o give back?
Assistindo ao vídeo, me veio na cabeça o conceito de apropriação cultural. Depois, acabei lendo sobre gentrificação estética e fiquei pensando profundamente na dinâmica do "dar e receber". Busquei nos releases e na internet se a marca havia feito algo para a comunidade, gerado algum outro acesso, benefício ou construído uma ponte real. Infelizmente, não encontrei.
Senti falta de um protagonismo efetivo de pessoas locais, que fosse além dos corpos apresentados na campanha. E confesso, me irritou um pouquinho ver tanta gente influente batendo palma sem levantar nenhum questionamento.

@rabanne
O Brasil vende fetiche e o funk está bombando mundo afora. A Anitta espalhou nosso ritmo nos quatro cantos. Isso é muito valioso. As marcas olham para isso – e não é só por gosto pessoal dos diretores criativos, é também por pura oportunidade. É tendência. 50% dos artistas favoritos da Geração Z brasileira fazem parte desse gênero, segundo levantamento da Banana Music.
E nós, brasileiros, somos muito ativos na internet; no Instagram, no TikTok, por exemplo, somos 105,3 milhões de usuários. Ou seja, uma campanha dessas gera uma visibilidade gigantolesca... milhões e milhões… mas, novamente, e o give back?
Acho que esse é um questionamento importante para nós - aqueles - que estamos buscando impacto positivo. É a tal da reciprocidade…
Je suis désolé, Rabanne! On the other hand….
LEGO: Brinquedo, Educação e Geração de Valor para o Mundo
Eu/a gente fala muito sobre como as marcas podem ir além do produto, certo? Olha essa da Lego! Estou de cara e simplesmente amei uma novidade que exemplifica isso de forma brilhante: a LEGO Education Science. A proposta é trazer os fenômenos científicos para a vida de todos os estudantes, de um jeito palpável e divertido.
Eles fizeram uma pesquisa e descobriram que as crianças achavam a aula de ciências meio whatever! E pensaram: se a ciência é capaz de evoluir e mudar o mundo, como os alunos podem se interessar mais por isso? O resultado? Um novo braço educacional da marca. Os clientes: escolas! O propósito: construir o nosso novo mundo!

LEGO ❤️
Se trata de uma metodologia própria em que cada aula é desenhada para ir ao encontro dos padrões educacionais e facilitar o aprendizado prático e lúdico, ajudando os alunos a construir conhecimento e habilidades duradouras. Em vez de decorar fatos sobre os processos da Terra, eles vão co-criar soluções, viver e lembrar de uma experiência envolvente e com mais significado. Como a própria marca disse: é sobre fazer do limão uma limonada - através de suas próprias soluções de design e criatividade. Isso é genial!

Há também um cascateamento em linha de produtos
O branding da LEGO vai muito além dos bloquinhos de montar. É a materialização de um propósito que gera valor real para o mundo, investindo no futuro da educação e do conhecimento. É a prova de que um branding bem-feito não é só sobre vender, mas sobre criar experiências, fomentar o aprendizado e deixar uma marca positiva na sociedade. Isso é FODA!
Voilà a essência do que acredito sobre um branding que realmente impacta e transforma. É a aplicação dos pilares que defendo. Toda marca deve encantar, entreter e educar!

Partiu Paris, Profissionalmente! 🇫🇷
Preparem-se, pois setembro promete ser um mês de muito aprendizado e conexões! Vem aí a edição Europa da On Retail Experience e NRF! Estou super animado para contar e convidar vocês para uma viagem profissional para Paris. O foco será mapear e compreender as principais tendências, inovações e soluções do setor de varejo e marcas, com um olhar especial para o cenário francês e europeu.
Vamos juntos viver uma programação exclusiva e participar da edição de estreia do Retail’s Big Show Europe – NRF. O principal evento de varejo do mundo que rola em NYC e agora desembarca na cidade luz.

Fui convidado pelo Ricardo Guinâncio, do O Negócio do Varejo, On Retail e vice-presidente do coselho de varejo da ACRJ, para ser parte da equipe de especialistas que vai liderar uma delegação de empresários brasileiros nessa imersão.
Ao nosso lado, também estará Simone Terra. Estamos preparando uma programação riquíssima, com aprendizados, encontros, visitas técnicas e com muitos insights. Vocês lembram que eu morei lá quase 5 anos e alem disso já fui mais de 20x para Paris, né ?! J’adore, J’adore!

Para participar e saber todos os detalhes, me peça a apresentação, siga o @onegociodovarejo, e entre em contato diretamente com o Ricardo. Esta é uma oportunidade imperdível para quem busca estar na vanguarda do varejo global.

Hoje quero dividir com vocês um lançamento que me deixou de boca aberta e só reforça a minha crença de que há talentos que nascem para transbordar em múltiplas dimensões. Falo de Samuel de Saboia.
Sou fã do trabalho dele como artista plástico. Suas telas são viagens espetaculares que eu babo! O cara é meio gênio das formas, cores, traços, pincéis... e agora também dos palcos e microfones!

Sexta-passada fiquei de cara com Samuel em seu show de estreia como cantor na Casa de Francisca. Presença de palco que magnetiza, a voz que preenche o ambiente, o ritmo no corpo que convida, o carisma que irradia, a autenticidade que inspira. Tudo embalado por um repertório autoral meio pop, meio rock, meio…Poesia completa. Tô ouvindo em loop o seu álbum As Noites Estão Cada Dia Mais Claras no Spotify.
Samuel é um dos artistas jovens mais interessantes e plurais que tive o prazer de conhecer. É aquele tipo de gênio que a gente encontra e fica quieto para ouvir e observar.
Enquanto a sorte de ter uma tela dele na minha parede não bate na minha porta, os espaços vazios são preenchidos, com maestria, pela sua arte em som e melodia. Aperte o play e mergulhe nos universos dele!
Samuel, beijos e um grande bravo, bravíssimo!

Passei uns dias em Salvador com Caramelo. Foi ótimo. Dessa vez, almocei com Claudinha na Preta e conheci o Palácio Tira-Chapéu. Está muito legal!
Falando nisso, encontrei Daniela Falcão que está levando seu Nordestesse,em formato pop up store pra lá!
Estive na agência 100% Design em Movimento e gravei novos conteúdos com Renata Melman. Em breve soltamos…
Fui na feira de arte Arpa e na Made Design. Sempre bom! Adorei conhecer as obras e trocar 3 minutos de prosa com as artistas mineiras Chris Tigre e Dyana Santos, representadas pela galeria Albuquerque Contemporânea.
A Papel Semente lançou uma nova newsletter e em breve inaugura novo escritório. Vamos sair de Niterói e ir para o centro do Rio.
Li uma frase muito boa e salvei: ❝ The creative adult is the child who survived❝. - Ursula Le Guin.
Fiquei feliz com o almoço inesperado que tive com minhas clientes advogadas Daniela Galvão e Carolyne Albernard do Albernard & Galvão na casa de outra cliente Michelle Novaes (Cartório 15). Poderosas! Senti falta da outra sócia, a Dra. Rachel Leoni.
Feliz em saber que teremos um Centre Pompidou para chamar de nosso. Vem aí o Pompidou Paraná! Muito bom!
Sigo acompanhando Vale Tudo e adorei a Nova Campanha da ON com Humberto Carrão. By the way, a ON On - dobrou de valor de mercado - ainda só está em 10% no pé dos corredores. Um mercado e novidades gigantes pela frente.
Netflix e Embratur firmaram parceria para atrair turistas pelo audio visual brasileiro. Isso funciona tanto. Olha o que aconteceu com Taormia depois do efeito de The White Lotus ou Dubrovinik depois de Game of Thrones.
Amei o episódio do Papo de Segunda com o Padre Júlio Lancellotti.
Astrid Fontenelle e Zeca Camargo lançaram um clube do livro. Estou quase entrando…a pilha de livro segue crescendo!

A NRF e a Expedição ON Retail em Paris
https://www.instagram.com/p/DKkvHHPRDZW/?img_index=1
O álbum de Samuel de Saboia
https://open.spotify.com/intl-pt/album/02Jy95nL8dPZ8TMzcaQ73D?si=X7IbHZjITlW4toULim4FQQ
Lego Education
https://education.lego.com/en-us/lego-education-science/
CEO's Talk Show com Nizan Guanaes: João Adibe, da Cimed
https://www.youtube.com/watch?v=3rSbp9A_F8I
