- LFDM Newsletter
- Posts
- Estranhamento fashion, lojas e marcas na Europa, Branding LGBT+, Galeria experimental y mucho más
Estranhamento fashion, lojas e marcas na Europa, Branding LGBT+, Galeria experimental y mucho más
Arte, marketing, cultura, tendências, comportamento, viagens. Mergulhe nessa news!
📍Onde estou
Lisboa
✈️ Onde vou
Salvador
📖 Lendo
La Société du Spectacle - Guy Debord
🎵 Escutando
Jack Johnson
🧠 Pensando muito em
Dilemas. Quanta coisa acontece em poucos dias. Desde a última newsletter, passei uma semana em Londres, alguns dias em Lisboa e um final de semana no Algarve. Vocês sabem que sou mestre em malabarismos para ajustar reuniões e trabalhos com momentos de lazer e qualidade de vida, tanto comigo quanto com amigos. Mas, para isso, estou desenvolvendo uma habilidade que não é fácil: dizer não.
Sempre falo sobre comunicação positiva nos meus projetos de branding e também abordo a CNV (comunicação não violenta). Ambas fazem muito sentido para melhorar nossa satisfação e relações interpessoais. No entanto, há momentos em que é preciso dizer “não” para as próprias vontades. Não vou, não quero, não estou afim, não curto… Em contraposição a isso, devemos dizer “sim” a novos aprendizados, mundos, possibilidades.

Judy Chicago (fiz essa foto na individual da artista na Serpetine Gallery)
Estamos todos vivendo em bolhas com obesidade de informações que, muitas vezes, não servem para nada. On the other hand, há uma anemia de sentido em que se repete comportamentos e verdades mentirosas, seguindo algoritmos e a manada, sem pensar. E tudo está passando tão rápido. Será que vale a pena?
Ir ou ficar ? Voltar a um passado conhecido ou mergulhar em um futuro distante? Ser compreendido por uma dúzia de pessoas ou confundir uma multidão? Gostarem de você porque lhes convém ou te respeitarem por quem você é? Dilemas, dilemas…

DREAM ON - O estranho é sucesso
A essa altura do campeonato, vocês já devem conhecer ou até estar usando algum tênis da marca suíça On. Eles começaram a ganhar o mercado de forma muito estratégica e certeira. Até pouco tempo atrás, só tinham loja em Nova York, mas agora já possuem várias outras unidades em diferentes capitais. Em Londres, vi fila na porta todos os dias. Eles estão reformulando a forma de comunicar e vender produtos esportivos, unindo tecnologia com sustentabilidade e diferenciação no design, na logística e na apresentação.
Eu visitei as lojas e adorei ver como o ponto de venda reflete os atributos do branding da marca de forma a surpreender e encantar os clientes. Um detalhe muito importante, que muitas marcas e o marketing de luxo utilizam na criação de estratégias de diferenciação, é exaltar o “esquisito” e, aos poucos, transformar isso em fetiche. Eles até usavam uma tagline de campanha com isso: "Get weird!” Eu curto muito!

Fiz as duas fotos de cima ON de Londres, e as de baixo na ON de NYC
POP UP MELISSA em Paris
A Melissa, icônica marca brasileira de calçados, levou seu cheirinho e sua essência inovadora para Paris durante as Olimpíadas de 2024, com uma pop-up store no Marais. A loja temporária era vibrante e cheia de borbulhas, misturando a criatividade brasileira com a sofisticação parisiense. Para mim, tudo fazia alusão ao champanhe francês, ao espírito jovem da marca e ao material "jelly-oso" (inventei essa palavra agora!). Achei muito bacana oferecer aos visitantes essa experiência única e envolvente em torno de um ícone do setor de calçados do Brasil.

A Grendene reportou que a Melissa teve um aumento de 25,1% nas vendas ao consumidor final no segundo trimestre deste ano. No material de franquia, eles começam dizendo que "Seu investimento a partir de R$ 355 mil pode render, em média, R$ 1,9 milhão de faturamento anual com uma franquia Clube Melissa", com payback de 36 meses. É uma febre nacional, sabemos, mas eu acho difícil investir em algo nesse modelo físico, com estoque e companhia, em que o retorno só vem, provavelmente, depois de 3 anos…
Achei muito bacana oferecer aos visitantes essa experiência única e envolvente em torno de um ícone do setor de calçados do Brasil e ainda falar sobre os atributos de sustentabilidade. Por fim, fiquei contente de ver uma marca nossa fazendo uma ativação bacana na cidade luz e adorei o título da fachada do espaço: felizes os curiosos! É tão sobre!
FARM RIO na King's da Rainha
Estava andando em Chelsea, a caminho da Saatchi Gallery, quando dei de cara com a nova loja da Farm em Londres. Fiz um "UAU"! A nova boutique está localizada bem na King’s Road - um ícone da cidade e da história da moda. Foi por ali que, na década de 60, a minissaia entrou e nunca mais saiu de moda, rs.

e o provador oca ? ❤️
Entrei na loja e vi várias clientes internacionais: orientais, árabes... Achei o máximo! Fiquei impressionado e muito impactado com os painéis de marchetaria sustentável que dão vida artística ao espaço. São cenas da nossa floresta e dos nossos animais, feitas à mão pelo artista Maqueson Pereira da Silva. Lindo demais! Além de se encantar com as estampas e peças da Farm, os visitantes embarcam em uma viagem pela diversidade da flora e fauna brasileiras, passando pelo Rio de Janeiro, Pantanal e Floresta Amazônica. Sensacional!

e essa t-shirt London Goes Bananas ? ❤️
Já mostrei e falei da FARM NY, Paris, Saint Tropez…Parece que estou fazendo o tour das Farm 's internacionais…mas é orgânico e todas as visitas aconteceram sem planejar. O fato é que eles (e eu) estamos sabendo muito bem por onde andar ;)
VAREJOTOPIA - uma passadinha na Selfridges
A Selfridges, uma das mais icônicas lojas de departamento do mundo, é um verdadeiro templo do luxo e da inovação em Londres, fundada em 1909. Quem gosta de empreendedorismo, varejo e moda vai adorar assistir à série Mr. Selfridge. Eu adoro! Das grandes lojas de Londres, essa é a minha preferida, por ser mais fresh e atual. Eles sempre criam eventos, colaborações, edições e experiências que encantam, entretêm e educam. Meu mantra de branding são esses 3 E's.
A Selfridges vai além do consumo e transforma o simples ato de comprar em uma experiência envolvente, oferecendo aos clientes um ambiente dinâmico que mistura arte, cultura e entretenimento.

Um tema atual usado de forma proprietária
Sempre na vanguarda, a loja é um destino certeiro para quem busca novidades em marcas, marketing e experiências de consumo. Desta vez, passei para conferir as novidades em clima olímpico. Três destaques que me chamaram a atenção:
O naming da temporada - "Sportopia" - e o território verbal com humor e ironia; tinha até uma faixa para chamando "social climbers" - alpinistas sociais. rs
Os espaços interativos com jogos antigos, como Pac-Man e Pinball, eram gratuitos para quem quisesse brincar.
As peças de edição limitada da temporada; a estratégia de ter produtos-souvenirs é algo que funciona muito bem.
Na real, nada disso é utopia; são estratégias simples e criativas alinhadas com o espírito do tempo e o branding da marca, que fazem o negócio acontecer!
SEMPRE ASSOULINE
Quando em Londres, uma parada obrigatória é visitar a Maison Assouline, um verdadeiro templo de luxo dedicado à cultura, ao lifestyle, à arte e à beleza. Já contei para vocês que essa marca estabelece, de certa forma, o que é chic no universo das marcas mais exclusivas e mais mais. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história.

Fiquei meia tarde trabalhando do Swans Bar, que fica dentro da Maison, e conferi as novidades em livros e objetos de decoração. Fiquei feliz ao ver que criações que idealizei há 10 anos ainda estão lá. Conversei com minha ex-chefe, tomei um delicioso cappuccino e saboreei livros repletos de imagens e histórias deliciosas.
Lembrei que, na minha época, os donos me diziam que a loja precisava ser : chic, classy, but sexy!
Adoro a união desses atributos, e aprendi a aplicá-los direitinho.
A marca continua se reinventando. Fez uma colaboração com a Gucci, lançou uma campanha fortíssima com os livros 'Destinations', e até com a Zara realizou uma collab. É o luxo se tornando mais democrático, e no caso da Assouline, sem perder o brilho, porque, como diz uma de suas taglines: 'cultura é o acessório mais chic!” Amo/sou!

Ainda sobre livros… uma livraria com propósito
Les Mots à la Bouche - um negócio LGBTQIAPN+
Descobri semanas atrás, uma joia literária que existe há mais de quatro décadas em Paris e se dedica a celebrar a diversidade e a inclusão: a livraria Les Mots à la Bouche.
Esta livraria especializada é muito mais do que um simples ponto de venda de livros – é uma plataforma para autores e uma comunidade para leitores. Um portal de histórias e vozes LGBTQIAPN+. Muito legal!
Les Mots à la Bouche vende romances, ensaios, histórias em quadrinhos, revistas, DVDs y mucho más, com um posicionamento firme e comprometido com a promoção da diversidade, inclusão e respeito. É um negócio que dá vida a um propósito singular, reforçando sua importância e capacidade de gerar valor cultural, social e econômico. Incrível!

Reparem nos títulos e sessões…
Em um mundo estruturalmente cheio de preconceitos, os livros e as produções artísticas vendidos ali são obras capazes de mudar e moldar percepções, além de reduzir a discriminação e o preconceito. São os livros, mais uma vez, combatendo o silenciamento e a ignorância. Tudow! Viva as produções literárias, os negócios de impacto positivo e a diversidade!

The Eye has to travel… O olhar tem que viajar…
Londres é uma das grandes cidades mais fantásticas. Na primeira vez que fui para lá, senti que precisava morar um tempo naquela cidade. E assim o fiz. É sempre uma avalanche de informações, referências, gente, cultura e novidades. É tanta mistura que, às vezes, até confunde.

Fiz uma selfinha na UAL - onde estudei Fashion Business 😄
Morei 5 anos na capital inglesa, vivendo muitas experiências. Fui auxiliar de barman e até empresário. Foram idas e vindas, altos e baixos, conquistas e aprendizados. Dessa vez, repeti alguns hábitos e lugares antigos, mas também abracei o novo.
Dividi meus dias entre: corrida no Hyde Park, depois #anywhereoffice e, em seguida, pesquisa em lojas, visita a museus e afins.

No meu #anywhereoffice preferido em Londres dessa season - LFDM @wework
Foi em Londres que iniciei minha carreira com marcas. Foi lá que o bichinho da moda, da pesquisa de tendências e do comportamento de consumo me pegou. Colhi muito material novo, abasteci meu repertório e investi no meu olhar. Isso tem um preço alto – a libra está caríssima. Mas sei muito bem o valor que isso gera para mim e para os meus clientes.
Foi lá também que li pela primeira vez essa frase que virou um motto da minha vida: the eye has to travel !
e, vocês estão viajando pra onde ?
Para viajar tranquilo, vale sempre ter um seguro viagem válido! Na Europa, inclusive, é obrigatório para turistas! Agora, sou parceiro da Seguros Promo e, claro, isso traz benefícios para nós!
Compare diferentes planos de seguros viagem
No site do Seguros Promo, você pode fazer uma comparação detalhada, de maneira rápida e fácil, dos preços de diferentes seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo-benefício para a sua viagem.
Clique aqui nesse link e garanta um seguro viagem internacional bom e mais barato!
Obs: Você não paga nada a mais usando este link do Seguros Promo, na verdade você ganha desconto e ainda nos ajuda a rentabilizar de alguma forma essa news.

É bom conhecer amigos de amigos, né? Essa seção da newsletter também tem essa função. Aqui em Portugal, conheci um cara especial e quis virar amigo dele. Ele é o John, João Marcus Lisboa Cavalcanti, o pai do Joaquim, o marido da Val e o criador de um dos lugares mais legais de Lisboa, a ERITAGE.
Muito mais do que uma galeria de arte, a ERITAGE é um espaço experimental que promove diálogos transculturais através da arte e de novos formatos e processos criativos. É um espaço múltiplo que integra, recebe e apresenta artistas de várias partes do mundo com mostras temáticas, efêmeras e muito interessantes.

Querido John ao lado de obras da querida Maria Lynch
O propósito é usar a arte como uma ferramenta para alcançar a evolução cultural, social e espiritual. Isso realmente me pegou — propósito é isso, a finalidade maior, o sentido de existência, além do cash flow.
No espaço, situado em Santos, uma das minhas áreas preferidas, há uma área de exposição, mobiliário vintage e de design especial à venda, um estúdio de tatuagem artística (assunto para outra newsletter), e um pocket bar com drinks, cervejas e comidas especiais que variam dia a dia.
John pesquisa os artistas, faz a curadoria, cria residências artísticas temporárias para esses talentos virem criar e produzir aqui, conectando pessoas de todos os lugares com narrativas especiais. Dessa forma, seu propósito ganha vida e conquista fãs. Eu me tornei um!
Quinta-feira que vem tô lá de novo 😄 e vocês é Pra seguir já @!

Eu, John e o mural do artista Jamel Armand

Rapidexxx
Comecei uma nova formação executiva, uma superespecialização no Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. A formação é em Estratégias Empresariais de Adaptação em ESG, com foco nas mudanças climáticas. Sua marca está pensando no futuro ?
Li dois livros do Pedrinho Salomão esses dias: o sobre liderança e geração, LYdereZ, e Valor Presente, que aborda a importância de sermos menos ansiosos e valorizarmos mais o dia a dia e o momento atual.
Terminei a série Owning Manhattan! É uma coletânea de clichês americanos atualizados para os dias de hoje. É um pouco exagerada, mas vale a pena! Adorei ver uma colega na TV. Jeannie Supple, uma nova-iorquina amiga minha, faz parte da equipe Serhant. Quer comprar um imóvel em NYC? Fale com ela!
Nasceu e está na bolsa a AZZAZ 2154, o maior grupo de moda da América Latina, resultado da combinação dos negócios Arezzo&Co e Grupo Soma. Não sou sócio, mas compraria ações da Farm.
Eu achei que não ia me emocionar, mas me emocionei ao ver o solo e a entrega da medalha de Rebeca Andrade e da judoca Bia Souza. Deram show e fizeram o Brasil chorar e se encher de orgulho! Demais! Mulheres lindas, talentosas, negras, medalhas de ouro! E o cachorro Beacon, que apoia o time de ginástica dos EUA? Só podia ser um Retriever. Life is Golden!
Abriu um novo museu interativo em Londres chamado Paradox Museum. Coloquei na agenda, mas não deu tempo dessa vez
Comi maravilhosamente bem no Dishoom, um dos meus restaurantes preferidos em Londres. É um indiano no estilo Bombay Café. Tinha esquecido como eu amava esse lugar.
A marca Dries Van Noten entrou no segmento da beleza, com embalagens e combinações de cores dignas do nome desse estilista, um dos maiores especialistas em combinação de cores na moda. Designers, vejam isso!
A querida Luiza Correa decidiu criar uma nova data (segundo) aniversário para celebrar no verão, chamou isso de Summer Bday! Adorei a ideia. Fizemos um passeio coletivo, daqueles em que um monte de gente pedala um carrinho junto, bebendo, cantando, rindo e curtindo. Um mico bem divertido. By the way, ela e a Dani foram minhas anfitriãs na capital inglesa. Fui muito bem recebido e estou com saudade.
Passei o final de semana no Algarve e estendi até a Comporta. Foram dias com amigos, numa casa alugada, estilo BBB, com as crianças Lola e Joaquim. Lindos, fofos, espuletos e espertos. Tinha esquecido como é passar tanto tempo com crianças de 4 e 3 anos e como elas comunicam e são capazes de expressar tanta essência e espontaneidade. Surpreendente! Rendeu pauta para a terapia!
Tive crises de riso e atraquei muitas guloseimas com Aletea, mas também fizemos treininhos funcionais na beira da piscina, acompanhados da nova colega Val, fundadora da @valoneriaveras — uma marca de moda feminina bem bacana!
Na Comporta, conheci e almocei no JNCQuoi Beach e visitei a casa de cultura, que estava com uma mostra temporária independente de duas grandes galerias do Brasil: Fortes D’Aloia & Gabriel e Nara Roesler. A exposição atual é Camada de Stirring the Pot. Gostei de ver as obras do baiano Alberto Pitta.
O Maturi Fest foi um sucesso. Fiz um artigo especial no site falando sobre o marketing e o branding para a geração e economia prateada.
Está quase terminando essa minha temporada na Europa. Já são quase 3 meses por aqui. Provavelmente, vou terminar de escrever a próxima newsletter diretamente de Salvador. Isso de ser baiano é um lance…

Chuva de links
Vou encerrar essa por aqui!Espero que vocês curtam essa newsletter. Gostou ? Recomenda! Responde pelo email, comenta por aqui ou pelo Insta. Estou como @LFMARE Beijos, | ![]() |