• LFDM Newsletter
  • Posts
  • Ilha secreta, estratégias de marcas de luxo, surra de pau, sonho siciliano y mucho más

Ilha secreta, estratégias de marcas de luxo, surra de pau, sonho siciliano y mucho más

Diretamente da Itália - inspirações, branding e ideias e referências

📍Onde estou
Ilhas Eólias, Sicília

✈️ onde vou
Sicília, Firenze e Veneza

📖 Lendo
Livro dos Cegos - Marcos Salgado

🎵 Escutando
Sarà Perché Ti Amo - Ricchi e Poveri

🧠 Pensando muito em
Um sonho siciliano. Estou há exatos 15 dias na Itália. Planejei há mais de um ano essa mini temporada por aqui. Há anos escolho um destino e faço um roteiro bacanérrimo para celebrar meu aniversário. Fiz o mesmo em selecionar a dedo os locais, mas deixei a agenda bem mais aberta para seguir a maré das minhas próprias vontades. Escrevo esta newsletter de dentro de um barco, um ferryboat que faz o trajeto entre as Ilhas Eólias e a cidade de Milazzo, porto de embarque.

Estou com os olhos mais verdes e marejados. Choramos ao nos despedirmos do nosso último porto. Que ilha, que magia, que beleza. Casinhas brancas, flores, cactos, pedras, cheiros, sabores. Dias e sensações memoráveis. Estou com um ramo de alecrim na orelha e ainda sinto o aroma de jasmim no ar. A pele está levemente salgada. A ilha é bem pequena, possui menos de 300 habitantes e não aparece em vários mapas. É um vilarejo quase inóspito, mas é inteiro e repleto de praticamente tudo que preciso, pelo menos por agora. Natureza brutalmente organizada e delicada, como se fosse esculpida. Pequenos restaurantes, lojinhas, uma micro igreja dos anos 1200. Elegância com simplicidade. Do porto central e da varanda do hotel, passei a noite observando o vulcão Stromboli em atividade. Erupção de emoção. Gratidão. Volto em breve. Grazie. Piacere, te amo, Panarea!

The Eye has to Travel

Identidade visual da Louis Vuitton

As vitrines das lojas são mais importantes e estratégicas do que muita gente imagina. Já cursei visual merchandising e há estudos que comprovam que as vitrines têm o poder de comunicação e podem impulsionar (e muito!) as vendas. Tenho observado muitas vitrines desde que cheguei à Europa. Em Taormina, me chamou a atenção a arquitetura do prédio e as vitrines da Louis Vuitton. Parecem simples, mas são espertamente completas, artísticas e reforçam o branding e os códigos da marca. Uma das boas práticas para isso é evidenciar um produto-chave usando elementos da identidade visual de maneira sutil. No caso da LV, eles criaram um painel-escultura com conchas do mar esculpidas com impressão 3D com os monogramas da marca. Estamparam os materiais com sua iconografia proprietária. No centro da vitrine, na altura dos olhos, havia uma concha grandona aberta com uma bolsa no meio, como se fosse uma pérola. E vamos combinar, pérola é!

Branding em cada detalhe!

É pau, é pedra

Muitos lugares e pessoas se tornam famosos porque são especialistas ou veneram uma única coisa. Espécie de mania, fetiche, paixão desenfreada, paranóia, sei lá. Eu adoro coisas, bares, festas e lugares temáticos, mas vamos combinar que gente monotemática cansa. Mas e quando o assunto é só pinto? Quem não gosta?! rs Não fui, nem vou dar dica de urologista. Meu objetivo aqui é apresentar para vocês um restaurante/bar/café/pizzaria que ficou célebre por ser repleto de pau. De madeira, de pedra, de bronze, de vidro, em todo canto, de todos os tamanhos, formas e jeitos. É original, interessante, curioso, engraçado e único. Estou falando do Turissi, que existe desde 1947 e fica na cidadela de pedras Castelmola - uma microcidade de 16 km² , linda, linda, linda localizada 500m acima do nível do mar, no topo de uma montanha. Do famoso Turissi, pode-se admirar vários objetos e detalhes em forma de pênis e se deliciar com o tradicional vinho de amêndoas e tortas típicas da região. Design e originalidade em todos os cantos, muito além da cabecinha!

Diferenciação e narrativa por tema ou paixão! Hot!

Dolce, Dolce, Dolce

Uma das minhas marcas preferidas (e desejadas) no segmento da moda de luxo é a Dolce & Gabbana. Antes mesmo de entrar no mundo das marcas e da moda, eu já gostava e me sentia atraído pelas campanhas, peças e comunicação da marca. Já estive em alguns eventos da grife e até troquei beijinhos de cumprimentos com Domenico e Stefano. Três palavras definem bem os pilares de branding da marca: italianidade, familiaridade, sensualidade. A marca é muito italiana, muito sensual, colorida e evidencia sempre a beleza e as relações familiares e sociais. A Sicília é a terra e a cara da Dolce. Queria muito entrar numa loja e fazer um shopping-striking e sair andando por aqui de Dolce da cabeça aos pés. Bem over! Falando em pés, a marca anunciou agora uma collab com a nossa brasileiríssima Havaianas. Uma coleção limitada de quatro modelos estampados com a identidade visual da D&G. Por aqui na Sicília, vejo em todo canto outra colaboração da marca, neste caso com a Bialetti, a clássica marca das cafeteiras italianas. Amo, amo, amo.

Expansão da marca através de colaborações com marcas de outros segmentos!

The Eye has to travel… O olhar tem que viajar…

"O olhar precisa viajar" é uma das minhas frases-mantra. Estou muito atento aos sinais, ampliando e aperfeiçoando meu olhar, captando referências que depois se transformam em repertório e, posteriormente, em estratégias para meus clientes. Hoje, quero contar sobre a realização de um sonho, uma meta. Viajar está sempre no topo das minhas prioridades, pois além de tudo, alimenta a minha alma!

No ano passado, me vi pilotando um barco pelo mar turquesa da Sicília. Fui pesquisar, fiz o curso, a prova e tirei minha habilitação náutica. Deu certo! Fiz minha estreia no Mar Tirreno, pedaço do Mediterrâneo. Viajei no mar!

Descobridor do sete mares, navegar eu quero

Comecei nervoso, mas depois fui relaxando, sentindo o vento no rosto, o balanço do mar, a dança das ondas. O astro-rei prateava a água e, de quebra, Caetano Veloso, meus pais e minhas amigas Yaya Gazal e Nath Moulin cantavam "Luz do Sol". “ A Glória da vida ”!

O jabá dos amigos

Médica e agora mentora de negócios e agente imobiliária em Portugal, Aletea Pompei, uma das maiores e melhores oftalmologistas do Rio de Janeiro, é uma daquelas pessoas que têm sede de aprender. E uma sede de gente grande, daquelas que só se resolve com gente boa, risadas maravilhosas, água com gás e champanhe bem gelado e dos bons. Além de saber levantar o ânimo de qualquer um, dizendo aquilo que precisamos ouvir, e ser uma grande amiga, ela agora se lançou num setor que está bombando mais que conjuntivite.

O fluxo de compra e venda de imóveis em Lisboa segue em alta. Quem quiser comprar ou vender agora pode contar com toda a astúcia, profissionalismo e objetividade de Alê (para os íntimos).

Já quem é médico (tem algum médico lendo esta newsletter?!) pode contratar mentorias especializadas para potencializar a receita de seus consultórios e clínicas. Ela ensina você a ganhar mais dinheiro, deixar o paciente mais feliz e se sentindo mais cuidado, sem dizer que você deve fazer dancinhas no Instagram e TikTok.

@aleteapompei

Rapidexxx

  • Amei voltar a Roma. Comecei um dia no clássico Antico Caffè Greco que bomba desde o século 18. Amei correr no Villa Borghese e jantar com os amigos Kelsy Hardt e Marcelo na Taverna Trilussa! Anotem esse nome.

  • Fiquei feliz de comemorar meu aniversário em Taormina, rolou passar em lugares da série White Lotus. Tudow!

  • Adorei que Maria Beltrão, Luciano Saldanha e as filhas Bia e Ana passaram no jantar do meu aniversário na trattoria Il Bacanalle. Gente buona!

  • Amei conhecer a Nicoleta da praia Re del Sole. Melhor almoço, simpatia e praia de Taormina. Dica de ouro que peguei da Flávia Pires Explora.

  • Fiz trilhas maravilhosas e passei por lugares belíssimos em Panarea. Caminho se conhece andando, então vez em quando é bom se perder.

  • Panarea é cheia de lojinhas multimarcas bacanérrimas. Tô cheio de material de inspiração. Achei o máximo encontrar as bolsas da Serpui (minha cliente) na Boutique Buganville, a mais mais da ilha. Virei colega do dono! Podre de chic!

  • Consegui ficar muito offline do Instagram e isso me fez um bem danado.

  • Trabalhei vários dias de frente pro mar. Anywhere office da maior qualidade.

  • Em alguns dias faço a entrega do projeto de branding da Kátia Novaes da Grounds, lá da Austrália. Animado!

  • Fechei uma nova cliente de branding, agora do mercado de turismo. Amo/Sou!

  • Cecilia Prado vai fazer a primeira Live Shop esse mês. Preparem-se para dia 26/06.

  • Fiz pela primeira vez minha revolução solar. Estou alinhado com os astros, com o céu e aproveitando para agradecer um bocado.

  • Visitei muitas igrejas por várias cidades da Itália. A que mais me emocionou foi a de Santa Lucia de Siracusa. Vou falar sobre lá em breve.

  • Adorei ver colado na porta de uma escola os mandamentos dos alunos da ilha que incluem dois deveres fundamentais: comer cannoli siciliano e pensar com a própria testa! Simpatia e sabedoria.

  • Hoje saímos de Panarea chorando depois de abraçar a Anna, uma empreendedora local que tem um supermercado na ilha, onde passávamos todo dia. Foi emocionante.

  • Até você ler essa news eu já estarei em Palermo.

O lugar cheio de pintos na Sicília:
https://www.turrisibar.it/

Por hoje é isso! Vou encerrar essa por aqui!

Chegamos ao sexto mês desta newsletter e já somos mais de 650 assinantes.

Gostou? Recomenda! É de graça!

Vou ficar feliz de receber comentários, feedbacks e de ver gente nova por aqui.