- LFDM Newsletter
- Posts
- Entre Hype, Verdade e Repertório, um Convite y mucho más
Entre Hype, Verdade e Repertório, um Convite y mucho más
Um mergulho em arte, ideias e repertório para ampliar sua visão de mundo e de marca. Venha explorar, refletir e criar novas possibilidades para 2026.

📍Onde estou
Brumadinho, Inhotim
✈️ Pra onde vou
São Paulo
📖 Lendo
Respiro - Poemas - Armando Freitas Filho
🎵 Ouvindo
Gira Mundo - Majur
🧠 Pensando muito em…
Primeiro de dezembro — e o que você fez? “O ano termina e começa outra vez.” Alô, alô, Simone, solta a voz. Estou escrevendo essa newsletter assim, do nada. Fora do planejado. Vai ser mais curta, porém não menos verdadeira ou intensa. Escrevo de um lindo jardim, com verdes vibrantes e sol quentinho. Ainda não são nem 08h da manhã. Já comecei a sentir o cheiro do café. A pousada é simples, mas a natureza do local é um luxo só.
(vamos combinar uma coisa: reclamar menos e admirar mais?)

A palavra "admirar" vem do latim admirari, que é a junção de ad- (a, para) e mirare (olhar, espantar-se, maravilhar-se.
Passei o final de semana em Inhotim e estou embasbacado. Eu ainda estou fazendo o download de tudo que vi, senti e aprendi por aqui. Já fui pra muitos lugares incríveis no mundo (amém!), mas Inhotim superou minhas expectativas e tá no páreo dos mais-mais e dos must-go.
(vamos combinar uma coisa: que tal antes de falar e postar, pensar 3x primeiro?)

The one and only: Beto Silva!
A exuberância da natureza é chocante; a curadoria artística, potente, plural, profunda e icônica; e a arquitetura, outra surpresa agradável aos olhos a cada pavilhão e galeria. São obras de artistas que retratam épocas e movimentos culturais importantíssimos. Somos convidados a apreciar, duvidar, questionar… Como nas minhas consultorias e projetos, fui pautado em identificar, iluminar e interagir — e foi demais.
(que tal: ler nas entrelinhas, co-criar, dançar?)

Hélio Oiticica - Invenção da cor, Penetrável Magic Square - e os bailarinos LF e Naya!
Acho que a frase que mais falei nesse final de semana foi: “isso é uma loucura”. E o adjetivo mais falado foi: “surreal”.
(confesso: fui over. Me senti totalmente sem vocabulário)
Me perdi nas fotos — na real, deixei até de fazê-las. Coloquei o celular no modo avião e fiquei com preguiça de procurar o melhor ângulo pra capturar uma beleza dessa monta. Ainda bem que fui salvo pelas fotos dos amigos.
(ideia: acho que vou comprar uma máquina fotográfica de filme…)

Tunga: a new obsession ❤️
By the way, como é especial viver uma experiência assim com um grupo querido, em sintonia, para celebrar o aniversário de um amigo — um dos melhores colecionadores de arte desse Brasil: Beto Silva. Ele, além de nos presentear com a ideia dessa viagem-escapadela, ainda nos deu de presente um tour guiado com guia profissional e, claro, também nos guiou contando histórias de várias obras e artistas.
(pra gente lembrar sobre: o valor da amizade e a mágica cósmica do dar-e-receber)

O elenco: Lu Paravidino, Marti Beckman, Patricia Werner, Claudio Cadeco, Beto Silva, Naya Moura, Matheus Coelho e esse que vos escreve ❤️
Uma das minhas frases-mantra é: the eye has to travel / o olhar precisa viajar! 👀✈️
Fui longe esses dias. Quem vem aberto pra Inhotim é levado para múltiplos espaços, tempos e lugares. É mergulho profundo e, literalmente, uma grande viagem! TUDOW!

A piscina de Jorge Macchi e a gente em arte-interação!
É claro, agora estou mais inspirado e com várias referências novas. Repertório é muito importante. Em tempos de esgotamento mental, inteligências artificiais, superficialidade nas trocas e nos sentidos, mergulhar na arte (assim como nos livros) é como um respiro de vida, de sobrevivência — uma pílula de blindagem ao banal e ao raso.
Salve-se quem quiser! Vamos juntos ?

A origem da obra de arte - Marilá Dardot
Table of Contents
Pensando em ovos, marketing e mais…
Vejo pessoas definindo marketing e influência com a última campanha do Canva - com os olhos da Gracyanne. A efetividade do hype é um fato. O alcance, inquestionável.
Mas o que pipoca na minha cabeça é: será que precisamos seguir criando ideias tão chocantes que flertam com a mentira?

Será que faz sentido investir, consumir e aplaudir manifestações dignas dessa nossa sociedade do espetáculo?
De início, achei genial: timing perfeito, narrativa alinhada ao personagem, execução impecável. Mas fico me perguntando: ainda vale colocar tanta grana, tempo, energia e gente na construção de uma pegadinha?

eu fazendo arte-besta com IA.
Será que a gente está viciado em ser enganado? Nosso senso de humor é tão elevado que a gente se engana e acha graça. (Nem vou entrar na pauta das bets… lamentável.)
Principalmente sabendo que — por aqui — quase ninguém aprofunda. A conversa vira repetição, o compartilhamento fica no raso, e o que poderia gerar reflexão vira só barulho. A gente é barulhento, né!?
Eu, que todo dia como meu ovo e abro meu Canva, também tenho buscado continuamente outras duas coisas: silêncio e verdade.
Uma comunicação que provoque, sim — mas sem precisar se apoiar no truque e no grito.

O jabá de hoje é meu mesmo 😎. Tenho duas novidades abertas: o LFDM CLUB 2026 — uma assinatura com consultoria de estratégia e marketing — e o WORKSHOP VISÃO 2026. Vou falar do workshop aqui porque ele realmente vai ser incrível pra todo mundo — não é preciso ter empresa ou ser empreendedor para aproveitar - será válido também aos curiosos, interessados e quem quer repertório com profundidade e verdade.

dia 10 e 11/12 - ao vivo online e também disponível gravado
Destaques do workshop:
Compreender as principais tendências de consumo e mercado para 2026.
Desenvolver comunicação autêntica e narrativa estratégica da marca.
Aplicar marketing prático e acessível, incluindo estratégias digitais e uso de IA.
Criar um plano de ação 2026 alinhado à identidade e estratégia da sua marca.
Formato interativo e mão na massa:
Encontro 1: Tendências, visão estratégica e comunicação que conecta.
Encontro 2: Marketing prático e construção do plano de ação para 2026.
Saia do workshop com insights aplicáveis e repertório estratégico para posicionar sua marca de forma mais engajadora e preparada para o futuro.

Cildo Meireles estará presente e você ?