• LFDM Newsletter
  • Posts
  • Um convite para 2026, insights do maior evento de marketing, sabor da COP30 com Cacau da Amazônia y mucho más

Um convite para 2026, insights do maior evento de marketing, sabor da COP30 com Cacau da Amazônia y mucho más

Branding, Arte, Marketing, Cultura, Tendências, Comportamento, Viagens. Mergulhe nessa news!

📍Onde estou
São Paulo ❤️ 

✈️ Pra onde vou
Inhotim 😄 

📖 Lendo
O que eu comi em um ano - Stanley Tucci

🎵 Ouvindo
Jack Johnson 

🧠 Pensando muito em…
Uma prisão na qual decidimos ficar. Um desconforto ao qual nos acostumamos. Um autoflagelo mal recompensado. Descompensados. Descomplicado seria se tivéssemos a coragem de fazer só aquilo que nos é posto, mas vamos além, ultrapassando nossos limites. A chegar com sede a um porto solitário. Empreender. Trabalhar. Viver.

Às vezes a gente se encontra no ponto certo para outra pessoa, mas no lugar errado para nós mesmos. 

Vivemos a fantasia do "aqui se faz, aqui há de se pagar", mas na matemática laboral real, a conta não fecha direitinho. Já percebeu que um lado sempre paga mais caro?

Estamos presos numa relação de subserviência. Dizemos "sim" quando desejamos falar "não". Concordamos quando não temos certeza. Ficamos quando queremos fugir. Balançamos a cabeça, enfiamos o rabo entre as pernas, as orelhas no travesseiro. Contraímos o corpo todo e sofremos. Fingimos costume e logo depois metemos cara e coragem nas redes.

Seguimos com medo, cobertos pelo pavor da falta. Entregamos. Performamos. Ajustamos o leme. Navegamos entre ondas de emoções, altos egos, pequenos agrados. E até brindamos com sorrisos honestos, achando que o amanhã será diferente.

Engolimos borbulhas brilhantes deliciosas, que sim, fazem bem pra alma (pelo menos pra minha!) mesmo quando descem rasgando. Elas são aquelas características das comemorações e das viradas. Vivemos na esperança de um novo [dia] bem melhor prometido, ou projetado.

Noutro dia, acordamos no mesmo ponto, quase a mendigar um pedaço do pão de outrem. Ontem foi igualzinho.

Sem valentia suficiente para vomitar tudo ou pular do barco, seguimos - a ver navios.

˜˜˜

(Hora de olhar pra frente, botar pra fora, abrir novas frentes, outros caminhos.
Lembrei que canto que yo soy marinheiro y soy capitán!) Y tu ?

Table of Contents

Cacau dos bons com Inteligência Artificial e Ancestral.  

Eu gosto de histórias e de empresas que fazem a diferença, gerando valor para além do lucro. Estamos vivendo uma verdadeira renascença empresarial.

Participei da campanha do Google Workspace com Gemini com a Papel Semente, selecionada para a campanha “Cinco Regiões, 10 Histórias“. Conheci muitas histórias e empresas inspiradoras e decidi ampliar esse diálogo com vocês. Busco e espero trocas mais profundas, espaço para perguntas, mais profundidade e ins-piração real.

Tenho o prazer de compartilhar uma conversa que tive com a Noanny Maia da Cacauaré - Cacau Nativo da Amazônia que conecta o empreendedorismo com propósito, a sustentabilidade e a tecnologia.

Uma dose de inspiração, com um olhar atento para a potência da Amazônia (em plena COP30!) e para a importância de pensarmos em modelos de negócio orientados ao futuro, sem perder de vista as raízes.

Papo franco, leve, livre, sem cortes ou efeitos especiais. Disponível no Spotify e no Youtube. Aperta o play!

Insights do RD SUMMIT: o maior evento de marketing

A aprendizagem contínua é uma premissa pra mim. Participo sempre de eventos-chave para aprender, trocar, descobrir, repensar. Depois de três dias intensos de imersão no RD Summit, o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, tenho informações nova para digerir, mas fiquei satisfeito de "validar” algumas crenças.

Trago aqui 3 pilares :

1) Tecnologia Acelerada Pede Humanização Genuína: A Inteligência Artificial (IA) foi tema presente em todas as arenas. Pero, entendendo bem nas entrelinhas das mensagens de líderes e palestrantes fica claro que: a IA potencializa o trabalho, mas o equilíbrio com a Inteligência Humana é decisivo.

Gente, chega de post tudo igual no Linkedin e nas redes. Pare um pouco de usar chat gpt pra tudo. Converse, pense, Be human!

2) Branding é a Liderança Estratégica: O evento confirmou que branding dita a direção e visão de resultados de longo prazo, garantindo resultados mais sólidos, consistentes e perenes. É a visão que transcende a estética e o curto prazo de vendas para construir valor ampliado e duradouro.

O novo momento disso é que estamos unindo o subjetivo com a ciência. O marketing está em ebolição e a revolução é cientifica! Isso foi pauta da palestra da Guta, da Purple Metrics. Curti!

3) O Conteúdo se Torna Experiência: Em meio à fadiga digital, a atenção é o recurso mais escasso. As marcas que se posicionam como pioneiras entendem que o conteúdo deve ser mais que informativo: ele precisa Encantar, Entreter e Educar. Essa abordagem é meu mantra - quem conhecem sabe! rs

(Parênteses: Vi um pedido de casamento no palco do RD Summit. Achei over, desnecessário, impessoal. Um momento desses, em um evento de marketeiros e vendedores, tem nome — e não é amor: chama-se Sociedade do Espetáculo.)

Voltando…Adorei descobrir na palestra da Maria Prata, cuja tema foi brand-jornalismo, uma pensadora/artista/filósofa chamada Susan Sontag. Tô pirando nela e acabei de comprar um livro de sua autoria chamado: Contra a Interpretação. Sounds like must read! Depois eu conto.

Bora trabalhar juntos em 2026 ?

O ano novo está chegando — e já passou da hora de planejar suas estratégias e ações de marketing e comunicação.
Você também está cansado do hype digital e das estratégias genéricas que inundam a internet? Pois foi justamente por isso que eu criei o LFDM CLUB.

Seu Ateliê de Estratégia.
Uma assinatura Híbrida e Premium — um misto exclusivo de Consultoria Estratégica, Mentoria Personalizada e Curso com curadoria bem feita, pensado para gerar reflexões, mudanças e resultados reais para sua marca, seu negócio e você.

Estamos finalizando a edição 2025 do LFDM CLUB, que tive o enorme prazer de criar com dedicação e carinho. Hoje acompanho, apoio e vejo de perto os resultados de 6 marcas e 9 pessoas que estão transformando suas jornadas.

Em dezembro, vamos iniciar um novo ciclo de mais um ano juntos! Bora?!

🎯 O LFDM Club 2026 é Ideal Para Quem Busca:

  • Resultados Sólidos: Implementar estratégias que geram crescimento sustentável (por dentro e fora).

  • Diferenciação: Criar um posicionamento de alto valor, destaque-se no mercado e garantir valor ampliado para a marca.

  • Foco Estratégico: Sair do "piloto automático" e co-criar o essencial da estratégia, poupando tempo, esforço e $. 

  • Expertise Curada: Acesso à Visão Multidimensional, teorias, novidades e métodos sofisticados aplicados ao seu negócio.

    VEM!!! Saiba mais e garanta sua participação por aqui. E qualquer dúvida é só me escrever 😄 

Estou quieto em São Paulo, viajando pelas páginas do livro O que eu comi em um ano, do super artista Stanley Tucci. É um diário pessoal em que ele compartilha detalhes da rotina de filmagens, eventos e, principalmente, como o nome já sugere, a sua relação com a família e a comida. Eu nem sabia que ele era uma baita referência na gastronomia.

Adorei que logo no início ele conta que estava gravando Conclave em Roma e foi jantar no Taverna Trilussa — um dos meus restaurantes preferidos. Estou viajando pelo olhar dele, relembrando cidades que amo e onde morei, como Londres e Paris.

Sem falar em Nova York e tantas outras cidades fantásticas. Uma leitura leve, íntima e saborosa.

Falando em viagem: feliz por ter colocar Inhotim no meu circuito desse ano. Final do mês estou por lá comemorando o aniversário do meu grande amigo Beto Silva, que é um baita colecionador de arte. Pauta pra próxima news! 😄 

  • Conheci a REDE TV! e gravamos um programa que foi ar nesse domingo no Rodada de Negócios.

  • Hoje vou mais uma vez na Bienal de Arte de SP. Dessa vez a convite de Renata Melman da 100% Design em Movimento. Cliente, amiga, parceira - que eu sou fã.

  • Estou louco pra assistir Um Agente Secreto no cinema. Meu último filme foi 3 Obás de Xangô. Um documentário muito bom e inédito com conversas e gravações de Dorival Caymmi, Carybé e Jorge Amado. Demais

  • Falando nessas potências baianas. Comecei uma parceria com uma agência baiana, a Follow. E já tive reunião com uma das minhas estrelas/de banda favoritas da vida. Por enquanto: segredo rs

  • Fui ao teatro e assisti a nova versão de À Máquina - fazia tempo que não via algo tão impressionante. Espetáculo de texto, movimento, corpo, atuação. Essa peça bombou há 25 anos atrás e foi o ponto de virada paraLázaro Ramos, Vladimir Brichta e Wagner Moura. É UM MUST GO TOTAL! Espetáculo de João Falcão, baseado no livro de Adriana Falcão com idealização do Clayton Marques. Em cartaz até 14 de dezembro no @teatroique com Coletivo Ocutá e Agnes Brichta.

  • Maratonei a série Os Donos do Jogo, que minha amigona da época do colégio, Jéssica Santiago, participou da produção. Vi tudo num dia só. Um domingo inteiro no sofá. Loucura, mas valeu.

  • Conheci um restaurante/bar espanhol chamado Huevos de Oro em Pinheiros. Em geral, acho que quando é tapas - a gente gasta muito e come pouco. Mas devo confessar, curti super!

  • Numa sexta dessas fiz um Something Special aqui em casa. Foi delicioso. Juntei gente que não se conhecia. Todos sem telefone e conversa foi longe. Cozinhei um curry tailandês para a ocasião e fiz um jogo com todos, comme d’habitude.

  • Sigo assistindo Três Graças. Adoro ver novela das 21h. E pra mim essa atividade vai muito além de simples entretenimento.

Espero que vocês tenham curtido essa newsletter… que tal mandar para 3 amigos? :D

Adoro receber feedbacks sobre a news. Pode responder esse email ou falar comigo pelo Instagram e LinkedIn.

Obrigado por lerem isso aqui.

beijos beijos,

LF