• LFDM Newsletter
  • Posts
  • Tendências que moldam o futuro, Inovação para moda, Pra onde se mudar na próxima década, Emprego dos sonhos y mucho más

Tendências que moldam o futuro, Inovação para moda, Pra onde se mudar na próxima década, Emprego dos sonhos y mucho más

Como será a próxima década, Emprego dos sonhos y mucho más

📍Onde estou
Rio de Janeiro

✈️ onde vou
Salvador

📖 Lendo
Laços - Domenico Starnone

🎵 Escutando
Ogum - Zeca Pagodinho

🧠 Pensando muito em
Orgulho de pertencer e bater no peito? Tenho que admitir que me emocionei profundamente com algumas das expressões regionalistas de certos participantes do BBB. Chorei ao ver Isabelle falar sobre a Amazônia e Matteus enaltecer seu Alegrete. Em um lapso de emoção, comecei a me questionar se esse forte sentimento de pertencimento e orgulho por algum lugar habitava em mim. Não tenho isso. Já vivi em 13 cidades em 5 países. Apesar de apreciar minha bagagem e riqueza multicultural, senti uma leve inveja do profundo amor, identificação e pertencimento de Matteus e Isabelle. Lindo de ver!

Fala-se pouco sobre a inveja que sentimos. Atenção: a inveja não tem cor. Parênteses. (Se você ainda fala inveja branca - sugiro que leia já Djamila Ribeiro). Retornando: geralmente, sentimos inveja mesmo sem percebermos. Isso já foi tema de terapia pra mim. A recomendação é transformá-la em alegria altruísta. Como? Mudita. Um conceito budista. Aprendi isso recentemente e comecei a ler e assistir vídeos de monges do oriente. Lá fui eu viajar novamente...

Eu não sou daqui, marinheiro…Eu não sou de lugar algum. Acho que sou do Todo. Sou um pouco do Rio, de Paris, da Itália, de São Paulo, da África. Sou um estrangeiro tropical com raízes. Não sei exatamente de onde vim, nem para onde vou... mas sei que vou por aí…

Vamos?

foto divulgação @umcartão

Três Tendências Globais que Moldam o Futuro

Novos Rumos

Estive em um painel sobre as Novas Economias, promovido pela consultoria internacional Bain & Company. Um dos pontos discutidos foi o novo êxodo migratório. Essa tendência foi amplamente impulsionada pela pandemia de Covid-19 e se fortalece com a preocupação climática e a polarização da riqueza. Atualmente, somos aproximadamente 8 bilhões de pessoas no mundo. Até 2035, estima-se que seremos 8,8 bilhões, um aumento significativo que está associado a novos fluxos e direções. Até 2050 está previsto que 1.2 bilhões de pessoas vão se realocar devido questões climáticas. Grande parte da população está migrando das grandes capitais-desejo de hoje, para outros destinos menos badalados. Nigéria e Egito surgem como potências promissoras nesse cenário. É como se o mundo estivesse retornando para onde (quase) tudo começou...

8 bilhões de pessoas

Para 8.8 bilhões. Pra onde vamos ?

Agentes Autônomos

Sabe aquele papo do "emprego dos sonhos"? Isso é lorota para a geração Z. Várias pesquisas e estudos mostram que os jovens de hoje não pensam assim. Sabe por quê? Porque eles não sonham com trabalho! 😄 Genial essa resposta. Essa geração é materialista sim, mas menos utópica que a minha (millennial). Querem um monte de coisas, mas não dividem a vida entre profissional e pessoal. Buscam um equilíbrio, independência e estão criando formas originais e mais autônomas de conseguir sucesso financeiro. O livro "A Quarta Revolução Industrial", escrito por Klaus Schwab em 2016, já trazia profundas reflexões sobre essa tendência. Seremos todos substituídos por inteligências artificiais? Não, mas muitas atividades vão deixar de existir ou de serem realizadas por humanos. O alerta é a necessidade de requalificações técnicas e do desenvolvimento de habilidades extremamente humanas como a criatividade para nos adaptarmos às novas demandas do mercado. Aprendizagem contínua...

Vamos aproveitar um pouco da tecnologia para sermos mais humanos…

Circularidade Eco-Inovadora

A Economia Circular está se tornando cada vez mais relevante em um mundo que necessita de soluções sustentáveis para os desafios ambientais. Esse mês rolou o WCEF, Fórum Global de Economia Circular, na Bélgica, reunindo especialistas, empresas e líderes para discutir estratégias e apresentar tendências e inovações do modelo econômico circular. Gostei de descobrir a Colorifix - uma empresa inovadora que promete revolucionar a indústria da moda e têxtil com sua tecnologia de tingimento biológico. Eles foram um dos cases-destaque desse evento. Buscam no meio ambiente as cores e os ingredientes necessários. É tecnologia de alto nível em sintonia com os saberes ancestrais e divinos da natureza. Biomimética fashion! A ideia é reduzir drasticamente o impacto ambiental da indústria da moda. Estamos falando de uma redução de até 77% da água, 53% de eletricidade e menos 31% de emissão de Co2…

Ano que vem esse evento será no Brasil. E por aqui quem é fera no assunto e na arte de circular é Lídice Berman, @LiuBerman. Ela criou ano passado o Fórum Nordeste de Economia Circular (eu até palestrei) e promete novas versões em breve. A tag line do evento era: “Se não agora, quando ? “. É pra já! Circulou, circulou… Bora abrir a cabeça para novas formas de produzir e consumir.

O jabá dos amigos

The new brunch in Rio town

Há 6 anos, venho frequentando, colaborando e desfrutando do café Metiers. Mais do que um simples café ou restaurante, é um espaço de encontro, pausa e sabor. Sabores. Tudo começou lá atrás, no centro do Rio, com a proposta de ser um café e coworking. Eu adorava. O rumo mudou, e o Metiers se tornou um refúgio saboroso e artístico em meio à natureza, em uma localização deslumbrante, na Casa Roberto Marinho. Um palacete-museu-cor-de-rosa, como uma das casas dos meus sonhos, no Cosme Velho.

Chris Gursching, minha amiga desde os tempos do curso de administração na PUC-Rio, é a mente por trás do negócio, sempre trazendo novidades. A última é que agora o @metierscafe está servindo brunch aos finais de semana. Imperdível. Mimosa, anyone?!

Nas horas vagas… modelo rs (Eu e Chris no Metiers)

Rapidexxx

  • Estive no aniversário de Claudia Stassen, uma amiga que fiz na época da faculdade de administração. Filhos da PUC... e de certa forma, da França. Ela é a francesa mais carioca que eu conheço. Bisous Claudinha.

  • Sentei na bancada dos vereadores na Câmara para uma solenidade especial. Michelle Novaes recebeu a Medalha Pedro Ernesto, a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem se destaca na sociedade. Poder!

  • Aprendi uma frase com ela: "Avião só decola com vento contra"! Ui...

  • Consegui manter a rotina e o foco de ficar sem beber e treinando diariamente. Tenho curtido muito os treinos no Baby Sports em Ipanema. Recomendo.

  • Conversei muito com Chris do Metiers sobre várias questões e desafios de empreender. Ficamos chocados constatando, com exemplos práticos, como muitos profissionais deixam a desejar e logo deixam de crescer…

  • Entrei em outro curso online que estou amando. O estudo é sobre Filosofia Hermética do Antigo Egito e da Grécia. Uma grande descoberta!

  • Dia 04 de maio vou palestrar em um evento super bacana para profissionais do varejo e da moda. Estou falando do Conexão VDM. Se você estiver no RJ e for desses segmentos, inscreva-se.

  • Visitei a loja da designer Paola Vilas e fiquei com vontade de comprar tudo. Sério. Obras de arte para adornar os dedos, o pulso, o colo, o pescoço… É tanta coisa linda que deu vontade até de furar a orelha para usar um dos brincos. Luxo!

  • As jóias da nova marca SAWIÁ também são lindas e quero já. Feliz de ver essa marca nascer. Eu dei mentoria para as talentosas e discretas mulheres que lançaram esse novo negócio. Design poético, orgânico e encantador. Vejam em @sawiaoficial ! Sucesso Cris e equipe.

  • Estou feliz que o BBB tenha acabado (de alguma forma me sinto livre) e ao mesmo tempo já estou com saudade. E estou muito feliz em ver o trabalho de Tadeu Schmidt y otras cositas más relacionadas a ele que não posso falar...

  • Se você gosta de arquitetura, história e também quer dicas sobre Paris, siga minha amiga Mylena Ziemann. Ela vive lá há 6 anos. Me emocionei com o último vídeo dela - uma breve retrospectiva de sua trajetória. É sobre sair da zona de conforto, se arriscar, fazer acontecer, mergulhar nas incertezas, seguir o coração... Vejam em @myemparis.

  • Estou começando a sentir vontade de aderir à tendência desses novos modelos de tênis da New Balance... será?

  • O TikTok está expandindo e criou uma colaboração com a AXS para a venda em diversos ingressos de eventos internacionais pela própria rede social. Aqui se dança, aqui se compra.

  • Fiz uma pequena loucura outro dia e comprei 9 passagens numa lapada só. Tem promoção que não dá para deixar passar. Como dizem os memes da internet: A gente compra a passagem, depois dá um jeito.

  • Quero ir mais ao cinema e vou começar assistindo alguns dos premiados. O pontapé inicial será neste final de semana com "Anatomia de uma Queda". Uma pena que não será na telona.

  • Acabei de chegar da galeria Carpintaria a convite da Lurdinha Piquet. A artista Iole de Freitas nos fez uma visita guiada apresentando seus trabalhos e os de Matthew Lutz-Kinoy e Trisha Brown. SENSACIONAL. Viva a arte!

Vou encerrar essa por aqui! Espero que vocês curtam essa newsletter. Gostou? Recomenda para pelo menos um amigo. Isso me ajuda e vou ficar feliz.

Seguimos a conversa. Pode responder esse email ou me chamar no @LFMARE. 

Agora você também pode visitar meu novo site com blog: